Educação das relações étnico-raciais no Brasil: paradoxos e obstáculos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v44i1.14303

Palavras-chave:

Relações étnico-raciais, Políticas educacionais, Preconceito, Democracia, Educação emancipadora

Resumo

O artigo trata da educação das relações étnico-raciais, temática extremamente relevante do ponto de vista social e das políticas educacionais. O enfoque dado destaca elementos que se constituem em precondição para avançar no debate sobre o tema em instituições educativas. Fundamenta-se, aqui, a tese de que persistem na sociedade brasileira inúmeros preconceitos sociais e étnico-culturais que obstaculizam um debate transparente e democrático. Para dar conta desse desafio, destacam-se os paradoxos que perpassam a formação sociocultural e política da sociedade brasileira, algumas formas de reprodução de preconceitos raciais na atualidade e, por fim, alguns obstáculos que dificultam um diálogo e a democratização efetiva da sociedade brasileira.

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Biografia do Autor

Telmo Marcon, Universidade de Passo Fundo -UPF

Mestre em História pela UnB; doutorado em História Social pela PUC/SP; pós-doutorado pela UFSC. Professor e pesquisador junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo.

Ivan Penteado Dourado, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Mestre em Ciências Sociais pela PUC/RS, doutorando em Educação pela Universidade de Passo Fundo/RS. Professor de Sociologia na Universidade de Passo Fundo.

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Publicado

19-02-2019

Como Citar

MARCON, T.; DOURADO, I. P. Educação das relações étnico-raciais no Brasil: paradoxos e obstáculos. Roteiro, [S. l.], v. 44, n. 1, p. 1–18, 2019. DOI: 10.18593/r.v44i1.14303. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/14303. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Educação étnico-racial: desafios cotidianos para além dos aspectos legais