Consideraciones sobre principios educativos y de formación en Espelho dos Reis de Álvaro Pais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v49.32596

Palabras clave:

Álvaro Pais, formación del gobernante, principios educacionales y formativos, Espelho dos Reis

Resumen

Las reflexiones que componen este artículo partieron de la premisa de que la formación del gobernante repercute en su conducta y acciones y, por tanto, en la organización social. Luego, este estudio tuvo como objetivo comprender los principios educativos y formativos preconizados por Álvaro Pais como necesarios para el gobernante cristiano de mediados del siglo XIV. El análisis recayó en su obra Espelho dos Reis (1341-1344), que nos permitió caracterizar a la monarquía como el mejor método de gobierno para su época. Además de Pais, fueron seleccionados para apoyar este estudio: Barbosa (1982), Costa (1994; 2004) Mattoso (1997), Souza (1999; 2008); Souza (2010), entre otros. La naturaleza de esta investigación es bibliográfica, basada en supuestos de totalidad histórica y de largo plazo, según Braudel (1992) y Bloch (2001). En la búsqueda de una comprensión del pensamiento teocrático de Álvaro País, se observó su preocupación por el choque entre los poderes espiritual y temporal, ya que, para él, el Papa debe ceñirse a las causas espirituales y el rey debe caer, por decisión divina, el derecho liderar las causas terrenales, así como conducir al pueblo a la felicidad y salvación eterna bajo el papa, constituido en consejero. Preocupado por los problemas de su época, País pensó en la formación del gobernante y defendió la monarquía como modelo ideal de gobierno. Espelho dos Reis se configuró, entonces, como un manual de conducta correcta para príncipes, reyes y aquellos que, deseosos de felicidad y salvación del alma, querían andar por el camino del bien según los principios cristianos de la época.

 

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Biografía del autor/a

Silvana Malavasi, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Possui graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol pela FAFIJAN, 1998/2002 e especialização em língua Portuguesa pela mesma instituição, 1999. Mestre em Formação Docente Interdisciplinar na Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí(2015) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2022). Atualmente é professora efetiva (Ajunto A) do Colegiado de Letras Espanhol , UNESPAR- Apucarana. Integra o Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino na Medievalidade, Modernidade e Contemporaneidade - GPEMC da Unespar - Paranavaí. Participa do Grupo de Pesquisa: Transformações Sociais e Educação na Antiguidade e Medievalidade-GTSEAM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na docência da Educação Básica no ensino de Língua Espanhola. No ensino superior a experiência é no ensino de gramática , ensino de espanhol para crianças e formação de professores de línguas estrangeiras. Na pesquisa os estudos estão desenvolvidos nas áreas de Educação e Ensino.

Terezinha, Universidade Estadual de Maringá (Brasil)

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Realizou, em 2004, estágio de Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP. É Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá junto ao Departamento de Fundamentos da Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Diretora da Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem) de 2014-2018. É Editora Científica da Revista Acta Scientiarum Education, Imagens da Educação e Editora Ad Hoc da Revista Notandum. Coordenadora Geral da Universidade Aberta da Terceira Idade de 2021 a 2023. É Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar Clássicos da Educação - UEM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, especialmente em História da Educação e Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, transformação social, história da educação na Idade Média, escolástica, filosofia da educação na Idade Média, Intelectuais e Instituições Educacionais na Idade Média e formação de professores. É filiada a ANPUH, ANPED, SBHE, SBHR e a ABREM e a Rede Latina Americana de Filosofia Medieval. Lider do Grupo de Pesquisa Transformações Sociais e Educação nas épocas Antiga e Medieval (GTSEAM). Participa do Grupo de Estudos Medievais Portugueses (GEMPO), do Grupo de Pesquisa Mnemosyne. Laboratório de História Antiga e Medieva, do Instituto Jean Lauand. É investigadora do Centro de História da Sociedade e da Cultura junto a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Centro de Esutdios Clásicos y Medievales - Gonzalo Soto Posada (CESCLAM). É executora do Convênio Internacional entre a Universidade Estadual de Maringá e a Universidade Católica Argentina e do Convênio Internacional entre a Universidade Estadual de Maringá e a Universidade de Évora

Viviane da Silva Batista, Universidade Estadual do Paraná (Brasil)

Graduada em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí - FAFIPA (2009) e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus de Paranavaí (2017); pós-graduada em Ensino de Língua Inglesa, pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí - UNIVALE (2010) e em Métodos e Técnicas de Ensino, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2012); mestre em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus de Paranavaí (2016) e doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Doutorado em Educação/Linha de pesquisa "História e Historiografia da Educação" (2022). Atualmente, leciona no Ensino Superior público (UNESPAR - Campus de Paranavaí), integra o Grupo de Pesquisa Transformações Sociais e Educação nas épocas Antiga e Medieval (GTSEAM), bem como do Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino em Medieval, Modernidade e Contemporaneidade (GPEMC)

Citas

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Publicado

2024-07-31

Cómo citar

MALAVASI, S.; TEREZINHA DE; BATISTA, V. da S. Consideraciones sobre principios educativos y de formación en Espelho dos Reis de Álvaro Pais. Roteiro, [S. l.], v. 49, p. e32596, 2024. DOI: 10.18593/r.v49.32596. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/32596. Acesso em: 24 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos de demanda contínua