La enseñanza remota emergencial y la mediación de intérpretes de Libras en el municipio de Timon - Maranhão

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v47.27745

Palabras clave:

Pandemia, Sordos, Inclusión

Resumen

La presente propuesta de pesquisa quiere discutir las estrategias inclusivas adotadas por intérpretes de alumnos sin audición, en un estudio de caso realizado en la ciudad de Timon, en el Estado del Maranhão, para comprender y direccionar el hacer pedagógico, sob el enfoque de la inclusión. El trabajo se contextualiza durante la  enseñanza emergencial, en el año lectivo de 2020, que viene alterando los procesos interactivos entre alumnos y profesores, impactando en las acciones de inclusión y de aprendizaje. La pesquisa es de carácter cualitativo y/o procedimiento metodológico utilizado fue la entrevista comprensiva y focalizada, realizada con profesores e intérpretes para colecta de dados, análisis e interpretaciones, con la finalidad de investigar el siguiente problema: ¿cómo se dió la inclusión de alumnos sordos en el contexto de la pandemia? El marco teórico de este trabajo se centra en los escritos de Vygotsky (1991) sobre el interacionismo social y adquisición del lenguaje, además de Mantoan (2017), que presenta estudios sobre inclusión; Quadros (2003; 2005), que trata sobre la inclusión de sordos y Freire (1987), que propone el protagonismo estudantil. Los resultados nos muestran que las actividades escolares, mediadas por la tecnologia, revelan de como lejos estamos de tornarnos una sociedad que se preocupa con la Educación inclusiva y que tornarse un profesor inclusivo requiere formación y mudanza actitudinal.

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Biografía del autor/a

Lílian de Sousa Sena, Secretaria de Educação do Estado do Maranhão

Mestranda em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, Graduada em Letras - Português pela Universidade Estadual do Piauí (2004); Especialista em Língua Brasileira de Sinais - Libras e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Evangélica do Meio Norte - FAEME (2019); Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade Santo Agostinho - FSA (2008). Professora efetiva - Secretaria Estadual de Educação do Maranhão. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção Textual, Gramática e Literatura.

Márcia Raika e Silva Lima, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Educação/UFPI (2016). Mestre em Educação/ UFPI (2010). Especialista em Educação Inclusiva e Especial com ênfase em Neurociência/ FARMAT (2020); em LIBRAS/ FAEME (2013); em Supervisão Escolar/UFPI (2000) e em Gestão Educacional/ UNICESP. (2009). Possui Graduação em Licenciatura em Pedagogia/UFPI. Atualmente trabalha como professora adjunto I no Centro de Estudos Superiores de Caxias/UEMA. Atua como Professora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em rede UNESP/UEMA. Foi Gerente de Educação Especial do Estado do Piauí (2011-2014). Trabalhou no Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (2007-2008). Professora formadora na modalidade à distância do Núcleo de Educação à Distância-NEAD/UESPI(2013-2014). Tem experiência na área de Educação, trabalhando com as diferentes disciplinas da área da Pedagogia, com ênfase nas disciplinas de Psicologia (geral, do desenvolvimento e da aprendizagem), Educação Especial e Inclusiva e LIBRAS. Participou do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação na Psicologia Sócio-Histórica (UFPI). Participa do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: educação, saúde e sociedade e do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar do Centro de Estudos Superiores de Caxias (GEPICESC). 

Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra, Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Maranhão (2001), mestrado em Fitossanidade Com Transferencia Direta Para o Doutorado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2003) e Doutorado em Fitopatologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2006). Pós Doutorado pela Universidade de Coimbra, em Tecnologias Digitais. Professora Adjunto IV DE MICROBIOLOGIA do Depto. de Química e Biologia- UEMA. Atua na área de Agronomia e Biologia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Taxonomia e Fisiologia de Fungos, Indução de Resistência, Microbiologia Geral e Microbiologia de Pescados e Ecologia de Recursos Pesqueiro. Cumulativamente, exerce a Coordenação Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação da Universidade Estadual do Maranhão, representando-a junto ao Sistema Universidade Aberta do Brasil-UAB e à Rede e-Tec Brasil do Ministério da Educação. Nessa área, atua na pesquisa com enfoque em Gestão em EaD, TICS e EaD e Formação de Professores em cursos intermediados por tecnologias educacionais. Excerceu o cargo de Presidente do Forúm Nacional de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil-FORUAB/ CAPES de 2016 a 2019. E Integrante da Camara de EaD da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). E editora chefe da Revista cientifica TICs e EaD em Foco - UEMA

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Publicado

2022-02-09

Cómo citar

SENA, L. de S.; SILVA LIMA, M. R. e; SERRA, I. M. R. de S. La enseñanza remota emergencial y la mediación de intérpretes de Libras en el municipio de Timon - Maranhão. Roteiro, [S. l.], v. 47, p. e27745, 2022. DOI: 10.18593/r.v47.27745. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27745. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos de demanda contínua