Emergency remote learning and the mediation of Libras interpreters in the municipality of Timon - Maranhão

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v47.27745

Keywords:

Pandemic, Deaf, Inclusion

Abstract

The aim of this paper is to discuss the inclusive strategies adopted by interpreters of deaf students, through a case study carried out in the city of Timon, in the state of Maranhão, to understand and guide the pedagogical approach under a perspective of inclusion. The work is set in the context of emergency remote learning, in the 2020 school year, which has been altering the interactive processes between students and teachers, impacting on inclusion and learning actions. The research has a qualitative nature and the methodological procedure used was a comprehensive and focused interview, carried out with teachers and interpreters for data collection, analysis and interpretation in order to investigate the following problem: how was the inclusion of deaf students in the pandemic context? The theoretical background that guides this work is centered on Vygotsky's (1991) writings on social interactionism and language acquisition, in addition to Mantoan (2017), who presents studies on inclusion; Quadros (2003; 2005), who discusses inclusion of deaf people, and Freire (1987), who proposes student protagonism. The results demonstrate that school activities, mediated by technology, reveal how far we are from becoming a society that is committed to inclusive education and that becoming an inclusive teacher requires training and behavioral change.

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Author Biographies

Lílian de Sousa Sena, Secretaria de Educação do Estado do Maranhão

Mestranda em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, Graduada em Letras - Português pela Universidade Estadual do Piauí (2004); Especialista em Língua Brasileira de Sinais - Libras e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Evangélica do Meio Norte - FAEME (2019); Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade Santo Agostinho - FSA (2008). Professora efetiva - Secretaria Estadual de Educação do Maranhão. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção Textual, Gramática e Literatura.

Márcia Raika e Silva Lima, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Educação/UFPI (2016). Mestre em Educação/ UFPI (2010). Especialista em Educação Inclusiva e Especial com ênfase em Neurociência/ FARMAT (2020); em LIBRAS/ FAEME (2013); em Supervisão Escolar/UFPI (2000) e em Gestão Educacional/ UNICESP. (2009). Possui Graduação em Licenciatura em Pedagogia/UFPI. Atualmente trabalha como professora adjunto I no Centro de Estudos Superiores de Caxias/UEMA. Atua como Professora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em rede UNESP/UEMA. Foi Gerente de Educação Especial do Estado do Piauí (2011-2014). Trabalhou no Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (2007-2008). Professora formadora na modalidade à distância do Núcleo de Educação à Distância-NEAD/UESPI(2013-2014). Tem experiência na área de Educação, trabalhando com as diferentes disciplinas da área da Pedagogia, com ênfase nas disciplinas de Psicologia (geral, do desenvolvimento e da aprendizagem), Educação Especial e Inclusiva e LIBRAS. Participou do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação na Psicologia Sócio-Histórica (UFPI). Participa do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: educação, saúde e sociedade e do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar do Centro de Estudos Superiores de Caxias (GEPICESC). 

Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra, Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Maranhão (2001), mestrado em Fitossanidade Com Transferencia Direta Para o Doutorado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2003) e Doutorado em Fitopatologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2006). Pós Doutorado pela Universidade de Coimbra, em Tecnologias Digitais. Professora Adjunto IV DE MICROBIOLOGIA do Depto. de Química e Biologia- UEMA. Atua na área de Agronomia e Biologia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Taxonomia e Fisiologia de Fungos, Indução de Resistência, Microbiologia Geral e Microbiologia de Pescados e Ecologia de Recursos Pesqueiro. Cumulativamente, exerce a Coordenação Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação da Universidade Estadual do Maranhão, representando-a junto ao Sistema Universidade Aberta do Brasil-UAB e à Rede e-Tec Brasil do Ministério da Educação. Nessa área, atua na pesquisa com enfoque em Gestão em EaD, TICS e EaD e Formação de Professores em cursos intermediados por tecnologias educacionais. Excerceu o cargo de Presidente do Forúm Nacional de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil-FORUAB/ CAPES de 2016 a 2019. E Integrante da Camara de EaD da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). E editora chefe da Revista cientifica TICs e EaD em Foco - UEMA

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Published

2022-02-09

How to Cite

SENA, L. de S.; SILVA LIMA, M. R. e; SERRA, I. M. R. de S. Emergency remote learning and the mediation of Libras interpreters in the municipality of Timon - Maranhão. Roteiro, [S. l.], v. 47, p. e27745, 2022. DOI: 10.18593/r.v47.27745. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27745. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos de demanda contínua