Imágenes de mujeres negras e indígenas en los libros didácticos de los territorios campesinos brasileño y colombiano

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17379

Palabras clave:

Imágenes, Libros didácticos, Feminismo Latinoamericano, Estudios post-coloniales

Resumen

Este artículo es un recorte de la investigación de maestría realizada en el Programa de Postgrado en Educación de la Universidad Federal de Pernambuco y trata de las imágenes de mujeres negras e indígenas en los libros didácticos (LD) de los territorios campesinos de Brasil y Colombia. Objetivamos comprender los lugares y las funciones de las mujeres negras y de las indígenas en las imágenes de los LD. La lente teórica es el diálogo entre el Feminismo Latinoamericano y los Estudios Postcoloniales. En el análisis de los datos utilizamos el Análisis de Contenido vía Análisis Temático (BARDIN, 2011) y la Semiótica (PEIRCE, 2005). Los resultados apuntaron que los lugares y las funciones de mujeres negras e indígenas en las imágenes de los LD presentan marcas de la patriarcalización que se articulan a la interseccionalidad de género, de raza-etnia y de territorio.

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Biografía del autor/a

Janssen Felipe Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Pedagogo pela Faculdade de Filosofia do Recife (1995), Mestre (2001) e Doutor (2007) em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Associado I do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE no Curso de licenciatura em Pedagogia e no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação (CE) na Linha de Pesquisa de Formação de Professores e Prática Pedagógica e Colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea do CAA na Linha de Formação de Professores, Ensino e Aprendizagem. Membro do Conselho Gestor do Instituto de Estudos da América Latina (IAL) - UFPE. Editor Responsável da Revista Interritórios - UFPE. Membro do Nufope (Núcleo de Formação Pedagógica dos Professores Universitários da UFPE). Membro do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo (Nupefec) do CAA. Pesquisador dos Grupos de Pesquisa: a) Ensino-Aprendizagem e Processos Educativos; b) Laboratório de Estudos Antropológicos (vice líder); c) Formação de Professor e Profissionalização Docente do CE-UFPE. Coordena o Grupo de Estudo Pós-Coloniais e Teoria da Complexidade em Educação. Orienta pesquisa na Área de Educação, focando o Currículo no trato da Educação das Relações Étnico-Raciais nos Territórios Campesinos, tendo como Abordagens Teórico-Metodológicas os Estudos Pós-Coloniais e a Teoria da Complexidade.

Anna Rita Sartore, UFPE

Doutora e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).Licenciada em em Ciências Físicas e Biológicas e em Pedagogia, tem especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Atualmente é professora associada do Núcleo de Formação Docente e do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco. Tutora do Programa de Educação Tutorial, PET/MEC/SESu/DIFES. Pesquisa temas em Educação, com ênfase para Formação de Professores, Tecnologias e Ciências e Relações entre Psicanálise e Educação

Aline Renata dos Santos, UFPE

Pedagoga (2014) pela Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico do Agreste - UFPE/CAA. Mestra (2017) em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Professora Substituta do Curso de Pedagogia do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica-PIBIC, no período de 2012 a 2014. Faz Parte do Grupo de Estudos Pós-Coloniais Latino-Americanos, Teoria da Complexidade e Educação coordenado pelo Prof. Dr. Janssen Felipe da Silva PPGEdu/PPGEDUC-UFPE/CAA. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial: Infoinclusão: demanda da cultura direito de todos 2011-2012.

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Publicado

2019-04-26

Cómo citar

SILVA, J. F.; SARTORE, A. R.; DOS SANTOS, A. R. Imágenes de mujeres negras e indígenas en los libros didácticos de los territorios campesinos brasileño y colombiano. Roteiro, [S. l.], v. 44, n. 2, p. 1–32, 2019. DOI: 10.18593/r.v44i2.17379. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/17379. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Seção Temática: Educação e Diferença: diálogo e perspectivas