Images of black and indigenous women from the textbooks of the peasant territories of Brazilian and Colombian

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17379

Keywords:

Images, Didatic books, Latin American Feminism, Postcolonial Studies

Abstract

This article as part of a master's dissertation in Post-Graduate Program in Education at the Education Centre of Federal University of Pernambuco, attempts to talk about how the black and indigenous women's image are represented in the didactic books of the Brazilian and Colombian peasant territories. We aim to comprehend these black and indigenous women's places and roles in those didactic books pictures. The theoretical lens is the dialogue between the Latin-American Feminism and the Postcolonial Studies. To analyze the data we used the Content Analysis by Thematic Analysis (BARDIN, 2011) and Semiotics (PEIRCE, 2005). The results indicated that the black and indigenous women's places and roles in the didactic books pictures have shown traces of patriarcalization that articulate to the intersectionality of gender, race-ethnicity and territory.

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Author Biographies

Janssen Felipe Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Pedagogo pela Faculdade de Filosofia do Recife (1995), Mestre (2001) e Doutor (2007) em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Associado I do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE no Curso de licenciatura em Pedagogia e no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação (CE) na Linha de Pesquisa de Formação de Professores e Prática Pedagógica e Colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea do CAA na Linha de Formação de Professores, Ensino e Aprendizagem. Membro do Conselho Gestor do Instituto de Estudos da América Latina (IAL) - UFPE. Editor Responsável da Revista Interritórios - UFPE. Membro do Nufope (Núcleo de Formação Pedagógica dos Professores Universitários da UFPE). Membro do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo (Nupefec) do CAA. Pesquisador dos Grupos de Pesquisa: a) Ensino-Aprendizagem e Processos Educativos; b) Laboratório de Estudos Antropológicos (vice líder); c) Formação de Professor e Profissionalização Docente do CE-UFPE. Coordena o Grupo de Estudo Pós-Coloniais e Teoria da Complexidade em Educação. Orienta pesquisa na Área de Educação, focando o Currículo no trato da Educação das Relações Étnico-Raciais nos Territórios Campesinos, tendo como Abordagens Teórico-Metodológicas os Estudos Pós-Coloniais e a Teoria da Complexidade.

Anna Rita Sartore, UFPE

Doutora e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).Licenciada em em Ciências Físicas e Biológicas e em Pedagogia, tem especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Atualmente é professora associada do Núcleo de Formação Docente e do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco. Tutora do Programa de Educação Tutorial, PET/MEC/SESu/DIFES. Pesquisa temas em Educação, com ênfase para Formação de Professores, Tecnologias e Ciências e Relações entre Psicanálise e Educação

Aline Renata dos Santos, UFPE

Pedagoga (2014) pela Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico do Agreste - UFPE/CAA. Mestra (2017) em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Professora Substituta do Curso de Pedagogia do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica-PIBIC, no período de 2012 a 2014. Faz Parte do Grupo de Estudos Pós-Coloniais Latino-Americanos, Teoria da Complexidade e Educação coordenado pelo Prof. Dr. Janssen Felipe da Silva PPGEdu/PPGEDUC-UFPE/CAA. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial: Infoinclusão: demanda da cultura direito de todos 2011-2012.

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Published

2019-04-26

How to Cite

SILVA, J. F.; SARTORE, A. R.; DOS SANTOS, A. R. Images of black and indigenous women from the textbooks of the peasant territories of Brazilian and Colombian. Roteiro, [S. l.], v. 44, n. 2, p. 1–32, 2019. DOI: 10.18593/r.v44i2.17379. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/17379. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Seção Temática: Educação e Diferença: diálogo e perspectivas