O VÍDEO NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Ardinete Rover
  • Arnaldo Telles Ferreira
  • Luiz Carlos Lückmann
  • Roseli Rocha Moterle

Resumo

A Educação a Distância é uma modalidade centrada na auto-aprendizagem, na qual a mediação didático-pedagógica no processo de ensino-aprendizagem ocorre com a utilização de diferentes meios e tecnologias de informação e comunicação. A Unoesc, a partir da Resolução nº 021/CEE-SC/2005, que regulamentou a oferta de disciplinas na modalidade a distância na educação superior, instituiu em todos os cursos reconhecidos da Universidade a oferta da disciplina de Metodologia Científica, em que se utiliza como material instrucional um guia de estudos e o Portal de Ensino da Unoesc. Com a finalidade de propor novos recursos que fortaleçam o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Metodologia Científica, produziu-se uma videoaula sobre elaboração de citações, integrando o material instrucional já utilizado. O objetivo desta pesquisa foi verificar de que maneira a videoaula contribui com o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Metodologia Científica, oferecida pela Unoesc, na modalidade a distância. Em relação aos procedimentos metodológicos, optou-se por um estudo exploratório e descritivo. Para a coleta de dados, primeiramente, foi produzido um roteiro baseado no tema “Elaboração de citações”; no segundo momento, foi produzida a videoaula e apresentada aos alunos; no terceiro momento, foi disponibilizado aos  alunos um questionário para avaliar a videoaula por meio do Portal de Ensino da Unoesc, e 77% responderam às questões. Os resultados apontam que a videoaula contribuiu com o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Metodologia Científica, uma vez que facilita o desenvolvimento dos trabalhos científicos, sobretudo, porque evidencia as diferentes formas de se fazer uma citação.

Palavras-chave: Videoaula. Processo de ensino-aprendizagem. Mediação. Educação
a Distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-09-2015

Como Citar

ROVER, A.; TELLES FERREIRA, A.; LÜCKMANN, L. C.; ROCHA MOTERLE, R. O VÍDEO NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Roteiro, [S. l.], v. 31, n. 1-2, p. 135–158, 2015. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8841. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)