HISTÓRIA, MEMÓRIA E GÊNERO: UM ESTUDO SOBRE AS PRIMEIRAS ALUNAS DA ACADEMIA DA POLÍCIA CIVIL DE SANTA CATARINA

Autores

  • Maria Aparecida Casagrande Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Giani Rabelo UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC

Resumo

O presente artigo abordou o ingresso das primeiras alunas dos cursos de Formação da Academia de Polícia Civil de Santa Catarina (Acadepol/SC) entre os anos de 1967 e 1977, primeira década de existência da Academia. O campo privilegiado para as discussões foram as memórias de mulheres policiais e as experiências pessoais sobre o ingresso na Polícia Civil catarinense. Baseado em documentos e entrevistas com oito mulheres que ingressaram no período mencionado, o estudo apontou situações relativas às relações de gênero na profissão. Percebeu-se que a entrada das mulheres nesse espaço profissional considerado masculino não reforçou as relações de discriminação e preconceito das relações de trabalho, mas desafiou e contribuiu para visibilizar as mulheres em um espaço monopolizado pelos homens.

Palavras-chave: Mulheres policiais. Gênero. Memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Casagrande, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Mestre em Educação pelo programa de pós-graduação da UNESC/SC. Exerce suas atividades profissionais como Agente de Polícia Civil no Estado de Santa Catarina, além de atuar como docente da Academia de Polícia Civil de Santa Catarina e tutora dos cursos na área de Segurança Pública da SENASP/ead.

Giani Rabelo, UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC

Professora Doutora/Pesquisadora PPGE/UNESCLíder do Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação - GRUPEHME

Downloads

Publicado

19-05-2014

Como Citar

CASAGRANDE, M. A.; RABELO, G. HISTÓRIA, MEMÓRIA E GÊNERO: UM ESTUDO SOBRE AS PRIMEIRAS ALUNAS DA ACADEMIA DA POLÍCIA CIVIL DE SANTA CATARINA. Roteiro, [S. l.], v. 39, n. 1, p. 123–146, 2014. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/3546. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos