Indícios do civismo na cultura do grupo escolar costa carneiro: o jornal o estudante Orleanense (1949-1973)

Autores

  • Giani Rabelo Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC https://orcid.org/0000-0002-3304-8268
  • Vanessa Massiroli Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v42i3.10722

Palavras-chave:

Jornal escolar, Civismo, Associações Auxiliares da Escola, Cultura escolar

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no campo da História da Educação, em que se teve como objetivo analisar os ideais de civismo disseminados por meio do jornal O Estudante Orleanense, e que fizeram parte da cultura do Grupo Escolar Costa Carneiro (Orleans, SC) entre os anos 1949 e 1973. De modo específico, buscou-se demonstrar de que forma esse civismo foi divulgado antes e durante a Ditadura Civil-Militar. Os resultados demonstraram que a produção do jornal resistiu a diversas reformas políticas, reproduzindo em suas páginas ações e intenções que colaboravam para a formação de cidadãos patriotas, sendo um instrumento importante no processo de construção da cultura escolar do educandário.

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Biografia do Autor

Giani Rabelo, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Doutora. Professora do Curso de Pedagogia, professora do Programa de Desenvolvimento Sócio Econômico e professora do Programa de Pós-Graduação na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) – Criciúma/SC/Brasil.

Vanessa Massiroli, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Graduação em pedagogia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. Membro do Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação (GRUPEHME) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) – Criciúma/SC/Brasil.

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Publicado

04-12-2017

Como Citar

RABELO, G.; MASSIROLI, V. Indícios do civismo na cultura do grupo escolar costa carneiro: o jornal o estudante Orleanense (1949-1973). Roteiro, [S. l.], v. 42, n. 3, p. 563–586, 2017. DOI: 10.18593/r.v42i3.10722. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/10722. Acesso em: 5 nov. 2024.