Resenha – em fios de memórias, imagens e narrativas: processos didáticos e curriculares pensados com os cotidianos
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v46i.27132Palavras-chave:
Cotidianos, Redes Educativas, Narrativas, Processos PedagógicosResumo
A obra resenhada tem como temática o debate de processos didáticos e curriculares relacionados aos cotidianos escolares. Aborda as questões sob o formato de conversas que trazem narrativas em memórias e imagens com densa interlocução teórica. As conversas são assumidas como opção metodológica defendida pela autora ao longo de sua trajetória no campo das pesquisas com os cotidianos por serem entendidas como um modo de produção de conhecimentos e significações caraterístico dos professores. Essas conversas são desenvolvidas a partir de histórias com memórias de escolas e imagens da própria autora e de outros professores, criando aproximações com o vivido na perspectiva daquele que narra. As histórias são convites, para tocar em questões que afetam as escolas e destacam as criações cotidianas que acontecem no enfrentamento de problemas locais. As questões tratadas ao longo do livro são abordadas partir de complexas imbricações que engendram as redes educativas com as quais os conhecimentossignificações são tecidos. Dialoga com noções do pensamento de Foucault e Deleuze, além de autores do campo do currículo e inicia cada capítulo com uma homenagem a pessoas que atuam em diferentes frentes e temáticas na Educação. No conjunto da obra, Nilda Alves convoca a pensar os processos pedagógicos e formativos e a importância de aprendermos a como aprender uns com os outros.
Downloads
Referências
ALVES, Nilda. Práticas Pedagógicas em imagens e narrativas: memórias de processo didáticos e curriculares para pensar as escolas hoje. São Paulo: Cortez, 2019, 159 p.
CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano: Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1995.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Alexandra Garcia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – 4.0 Internacional.