La BNCC y el Currículo de la Educación Infantil y de la Enseñanza Fundamental en Sergipe

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46i.23976

Palabras clave:

Implementación curricular, Estado de Sergipe, Narrativas, Análisis documental, Base Nacional Común Curricular

Resumen

La implementación de la Base Nacional Común Curricular (BNCC), en vigor en el sistema brasileño de Educación Básica, presenta características regionales específicas que dependen de las orientaciones políticas y de las estrategias de gestión llevadas a cabo por las diferentes instituciones involucradas directa o indirectamente en el proceso. En ese sentido, el objeto de estudio del presente trabajo consiste en el levantamiento y análisis de documentos y discursos realizados por instituciones y agentes vinculados al proceso de implementación de la BNCC en el estado de Sergipe, comprendiendo especialmente a la Secretaría Estadual de Educación, la Secretaría Municipal de Educación de Aracaju y la Universidad Federal de Sergipe. La investigación se basa, de este modo, en la investigación documental y la presentación de narrativas que registran experiencias y emiten opiniones sobre el objeto de estudio contemplado. Con esto, por medio del enfoque metodológico del análisis de documentos y del estudio narrativo, se presenta un cuadro general de los aspectos más importantes observados en este momento sobre cuestiones curriculares en el sistema educativo de este Estado. Se dio prioridad a la Educación Infantil y a la Enseñanza Fundamental, debido a que el Currículo de Sergipe orientado para estas etapas de la Educación Básica en sus diversas modalidades se encuentra en este momento aprobado por el Consejo Estadual de Educación y homologado por las instancias políticas locales. El estudio muestra como los documentos y las narrativas producidos sobre el currículo están formados a partir de la confrontación entre las propuestas centralizadas, como es el caso de la BNCC, y las resoluciones necesarias para la formulación de políticas públicas orientadas a la superación de las dificultades regionales y derivadas de la Educación Básica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo Marchelli, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Licenciado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, é mestre e doutor em Educação pela mesma instituição, com pós-doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Sua área de especialização é Filosofia da Educação, tendo se especializado na Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, com foco na Formação de Professores. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Sergipe, atuando no curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Professor Alberto Carvalho e no Programa de Pós-graduação em Educação do Campus Professor José Aloísio de Campos. É membro dos seguintes Grupos de Pesquisa do CNPq: Grupo de Pesquisa Clínica da Atividade e Trabalho Docente e Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (FOPTIC). Publica artigos em revistas especializadas que remetem aos resultados das suas investigações recentes. Além disso, em seus trabalhos anteriores podem ser encontradas diversas abordagens interdisciplinares circunscritas ao campo das Ciências Humanas e da Filosofia.

Citas

BRASIL. LDB: lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017a.

BRASIL. O Todos é suprapartidário e independente. Todos pela educação, 2020. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/pag/quem-somos/. Acesso em: 11 fev. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: MEC, 2017b. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 5 fev. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Brasília, DF: MEC, 2017c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/todas-as-noticias/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/53031-resolucoes-cp-2017. Acesso em: 15 jan. 2018.

BRASIL. Programa de Apoio à Implementação da BNCC – ProBNCC: documento orientador 2019. Brasília, DF: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/doc_orientador_probncc_2019.pdf. Acesso em: 29 fev. 2020.

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. 2. ed. Uberlândia: EDUFU, 2015. DOI: https://doi.org/10.14393/EDUFU-978-85-7078-279-3

D’ÁVILA, J. L. Política de formação docente executada pelo terceiro setor: considerações sobre a Fundação Lemann. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., 2013, Curitiba. Anais eletrônicos [...] Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2013. p. 11558-11569. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/10301_5770.pdf. Acesso em: 6 fev. 2020.

FIERA, L. As teias de interesses e influências nas redes de políticas educativas na América Latina e Caribe. Roteiro, Joaçaba, v. 44, n. 3, p. 1-20, set./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i3.20932

FUNDAÇÃO LEMANN. A aprovação e a homologação da BNCC: Conselho Nacional de Educação e Ministério da Educação aprovam a Base Nacional Comum Curricular. [S. l.: s. n.], 2017. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/noticias/a-aprovacao-e-a-homologacao-da-bncc?. Acesso em: 6 fev. 2020.

FUNDAÇÃO LEMANN. Trabalhamos por um país mais justo, inclusivo e avançado. [S. l.: s. n.], 2020. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/somos. Acesso em: 6 fev. 2020.

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO BNCC. Guia de Implementação da Base Nacional Comum Curricular. Orientações para o processo de implementação da BNCC. [S. l.: s. n.], 2018. Disponível em: https://implementacaobncc.com.br. Acesso em: 26 fev. 2020.

LACERDA, M. P. A proposta de um currículo nacional. 1 vídeo (22 min). Publicado pelo Canal Fundação Lemann. [S. l.: s. n.], 2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=N5vzTo6ONrs. Acesso em: 12 fev. 2020.

LOPES, A. C. Articulações de demandas educativas (im)possibilitadas pelo antagonismo ao “marxismo cultural”. Arquivos analíticos de políticas educativas, v. 27, n. 109, p. 1-21, 2019. Disponível em: https://epaa.asu.edu/ojs/article/view/4881/2303. Acesso em: 15 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.27.4881

MOVIMENTO PELA BASE. Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum. [S. l.: s. n.], 2015. Disponível em: http://movimentopelabase.org.br/wp-content/uploads/2015/09/Necessidade-e-construcao-Base-Nacional-Comum.pdf. Acesso em: 11 fev. 2020.

MOVIMENTO PELA BASE. Novidades sobre a Base: A BNCC é homologada. [S. l.: s. n.], 2017a. Disponível em: http://movimentopelabase.org.br/acontece/bncc-homologada/. Acesso em: 11 fev. 2020.

MOVIMENTO PELA BASE. Quem somos. [S. l.: s. n.], 2017b. Disponível em: http://movimentopelabase.org.br/quem-somos/. Acesso em: 11 fev. 2020.

PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.

SERGIPE. Currículo de Sergipe: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Regulamentado no Sistema Estadual de Ensino por meio do Parecer nº 388/2018/CEE e da Resolução nº 04/2018/CEE. Aracaju: Câmara Municipal, 28 dez. 2018a. Disponível em: https://www.seed.se.gov.br/arquivos/CURRICULO.DE.SERGIPE.v.02-Regulamentado.pdf. Acesso em: 14 jan. 2020.

SERGIPE. Secretaria de Estado da Educação/Conselho Estadual de Educação (CEE-SE). Resolução Normativa nº 4, de 29 de novembro de 2018. Regulamenta a implementação do Currículo do Estado de Sergipe nas redes de ensino e nas instituições educacionais integrantes do Sistema de Ensino, e dá providências correlatas. Diário Oficial, Aracaju, 13 dez. 2018b. Disponível em: https://www.cee.se.gov.br/arquivos/Resolucao.Normativa.n.4.2018.Curriculo.de.Estado.pdf. Acesso em: 26 fev. 2020.

UNIÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO. Conheça o Guia de implementação da Base Nacional Comum Curricular. [S. l.: S. n.], 2018. Disponível em: https://undime.org.br/noticia/05-04-2018-16-34-conheca-o-guia-de-implementacao-da-base-nacional-comum-curricular. Acesso em: 26 fev. 2020.

Publicado

2021-03-05

Cómo citar

MARCHELLI, P. La BNCC y el Currículo de la Educación Infantil y de la Enseñanza Fundamental en Sergipe. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e23976, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.23976. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23976. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Seção temática: Uma alternativa às políticas curriculares centralizadas