Do tradicional ao contemporâneo: representações sociais do professor construídas por alunos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v43i3.16423

Palavras-chave:

Representação social, Aluno, Professor, Profissional desejado, Desafios da profissão

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo caracterizar as representações sociais construídas pelos alunos do ensino fundamental acerca do professor. Participaram do estudo 75 alunos do ensino fundamental da rede pública municipal de ensino de Mossoró, RN, de ambos os sexos e faixa etária entre 9 e 15 anos. Utilizou-se como suporte teórico a teoria das representações sociais de Serge Moscovici. Na coleta utilizou-se a técnica desenho-estória com tema. Inicialmente, fez-se uma análise detalhada dos desenhos e temas. Em seguida, as produções escritas foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicam que a imagem do professor foi associada a três diferentes categorias: um professor tradicional ancorado em posturas firmes, como detentor de saber, que exige uma turma obediente e silenciosa; uma segunda que representa o professor como um profissional atualizado, desejado, que utiliza diferentes estratégias de aprendizagens que ultrapassam o espaço da sala de aula; e a terceira expressa os desafios enfrentados pelos docentes, mostrando um professor que luta por melhores condições de trabalho. Essas associações são resultados tanto das vivências dos alunos quanto das informações e representações veiculadas no seu grupo de pertença.

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Biografia do Autor

Silvia Fernandes do Vale, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Doutora em Psicologia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2017). Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2013). Possui pós-graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Mídias na Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Com experiência profissional em coordenação pedagógica, docência do ensino infantil, fundamental e superior. Pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Trabalho - LET, do programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza.

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Publicado

19-12-2018

Como Citar

VALE, S. F. do; MACIEL, R. H.; RODRIGUES, S. W. D. M. Do tradicional ao contemporâneo: representações sociais do professor construídas por alunos. Roteiro, [S. l.], v. 43, n. 3, p. 861–890, 2018. DOI: 10.18593/r.v43i3.16423. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16423. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua