Aprendizagem significativa em física: estudo envolvendo experimentos de pensamento históricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v48.30538

Palavras-chave:

Teoria da Aprendizagem Significativa, Experimentos de Pensamento, Ensino de Física

Resumo

O presente estudo se dedica a discutir a potencialidade dos Experimentos de Pensamento (EPs) para a aprendizagem significativa em Física, tomando como referência a Teoria da Aprendizagem Significativa. Como questão de investigação formulou-se a seguinte pergunta: que indícios de aprendizagem significativa são evidenciados a partir da utilização de EPs como recurso didático para apropriação de conceitos e fenômenos físicos? O objetivo está em identificar indícios dessa aprendizagem frente à utilização didática de episódios históricos envolvendo EPs. Para tanto, o estudo realizou uma intervenção didática junto a quatro estudantes de um curso de licenciatura em Física para abordar dois episódios de EPs históricos. Tais episódios foram antecedidos por um questionário para identificar os conhecimentos prévios dos estudantes em conformidade com o referencial teórico adotado no estudo. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa toma como referencial a abordagem qualitativa, tendo como instrumentos para produção dos dados, o uso dos registros na forma de áudio e vídeo referente as discussões entre os participantes e deles com o pesquisador, bem como os materiais escritos pelos acadêmicos durante os episódios de ensino. Os resultados apontaram que os EPs se revelam uma tarefa potencialmente significativa, possibilitando averiguar indícios de aprendizagem significativa, todavia, ainda carece de mais estudos empíricos que mostrem a melhor forma de utilizá-los em sala de aula.

O presente estudo se dedica a discutir a potencialidade dos Experimentos de Pensamento (EPs) para a aprendizagem significativa em Física, tomando como referência a Teoria da Aprendizagem Significativa. Como questão de investigação formulou-se a seguinte pergunta: que indícios de aprendizagem significativa são evidenciados a partir da utilização de EPs como recurso didático para apropriação de conceitos e fenômenos físicos? O objetivo está em identificar indícios dessa aprendizagem frente à utilização didática de episódios históricos envolvendo EPs. Para tanto, o estudo realizou uma intervenção didática junto a quatro estudantes de um curso de licenciatura em Física para abordar dois episódios de EPs históricos. Tais episódios foram antecedidos por um questionário para identificar os conhecimentos prévios dos estudantes em conformidade com o referencial teórico adotado no estudo. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa toma como referencial a abordagem qualitativa, tendo como instrumentos para produção dos dados, o uso dos registros na forma de áudio e vídeo referente as discussões entre os participantes e deles com o pesquisador, bem como os materiais escritos pelos acadêmicos durante os episódios de ensino. Os resultados apontaram que os EPs se revelam uma tarefa potencialmente significativa, possibilitando averiguar indícios de aprendizagem significativa, todavia, ainda carece de mais estudos empíricos que mostrem a melhor forma de utilizá-los em sala de aula.

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Biografia do Autor

Alisson Cristian Giacomelli, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação pela Univerisdade de Passo Fundo

Mestre em Ensino de Ciências e matemática

Licenciado em Física

Professor da Área e Curso de Física da Universidade de Passo Fundo.

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Científica e Tecnológica - UFSC Professora do Curso de Física - L Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educaçaõ em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Ensino de Física

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Professor do Curso de Física-L

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Publicado

06-11-2023

Como Citar

GIACOMELLI, A. C.; ROSA, C. T. W. da; DARROZ, L. M. Aprendizagem significativa em física: estudo envolvendo experimentos de pensamento históricos. Roteiro, [S. l.], v. 48, p. e30538, 2023. DOI: 10.18593/r.v48.30538. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/30538. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua