A educação como um direito: o desafio da qualidade em uma experiência de escola pública

Autores

  • Serena Siqueira Esquinsani Universidade de Passo Fundo

Resumo

Com base nos estudos e apontamentos de Norberto Bobbio (1909-2004) a respeito da democracia e direitos humanos, bem como sob a inspiração da bandeira do direito de todos à educação, é possível afirmar que um sistema de ensino público livre e aberto constitui um meio efetivo de combate às desigualdades sociais.  Tais entendimentos ancoram uma pesquisa de base documental em fontes primárias, que busca analisar uma alternativa de expansão qualitativa da escola pública: a escola em tempo integral implementada em um município sul-rio-grandense pela administração 2005-2008.  O objetivo precípuo do texto é defender possibilidades de expansão qualitativa de redes e sistemas públicos de ensino – e, por extensão, a ampliação e consolidação de políticas que garantam o direito de todos à educação –, a partir da experiência desencadeada no município-foco da pesquisa.

Palavras-chave: Direito à educação. Escola em tempo integral. Educação municipal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo.

Downloads

Publicado

17-08-2010

Como Citar

ESQUINSANI, S. S. A educação como um direito: o desafio da qualidade em uma experiência de escola pública. Roteiro, [S. l.], v. 35, n. 2, p. 251–268, 2010. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/251. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos