O ensino de história e o PIBID História UFC: práticas docentes a partir da história pública

Autores

  • Ana Carla Sabino Fernandes UFC

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23056

Palavras-chave:

Ensino de História, PIBID História UFC, História pública, Formação inicial docente, Saber histórico escolar

Resumo

Este artigo compartilha algumas atividades docentes pautadas em apropriações conceituais e bibliográficas acerca da História Pública para o ensino e a aprendizagem histórica. As atividades, no formato teórico-metodológico de aula-oficina e em sequências didáticas, foram realizadas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)/Subprojeto História da Universidade Federal do Ceará (UFC) e desenvolvidas em três escolas públicas do Estado do Ceará, entre os anos de 2015-2017 e no primeiro bimestre de 2018, período em que coordenei o referido programa. Consideramos, em nossas práticas docentes, as narrativas estudantis sobre a ideia histórica de “público” como fundamentais para a construção dos saberes históricos dos alunos na escola e obtivemos como resultado o fomento da docência significativa dos futuros professores.

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Biografia do Autor

Ana Carla Sabino Fernandes, UFC

Doutora em História. Coordenadora dos estágios docentes em história na UFC; coordenadora do laboratório de ensino e aprendizagem em história (LEAH) e do grupo de estudos e pesquisas em ensino de história (GEPEH); docente orientadora da residência pedagógica história UFC. Coordenadora Acadêmica Local e docente do ProfHistória UFC.

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Publicado

29-07-2020

Como Citar

FERNANDES, A. C. S. O ensino de história e o PIBID História UFC: práticas docentes a partir da história pública. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–16, 2020. DOI: 10.18593/r.v45i0.23056. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23056. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção temática:Aprendizagem histórica e formação de professores: contribuições da pesquisa em educação histórica