Johan Galtung e a violência escolar

Autores

  • Hans-Georg Flickinger Universidade de Kassel - Alemanha

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v43i2.16095

Palavras-chave:

Violência escolar, Educação, Johan Galtung

Resumo

Neste artigo se propõe um debate sobre a violência e educação com base na teoria de violência defendida por J. Galtung. Na primeira seção são apresentadas as coordenadas principais da referida teoria, nos conceitos de violência direta, estrutural e cultural. Na segunda seção, tendo essa matriz como base, é desenhado um mapa diferenciado da fenomenologia da violência nas instituições da educação para propor, afinal, em uma terceira seção, certas diretrizes facilitadoras do trabalho a realizar em relação à violência nas escolas. Defendo que a violência é um recurso provindo da incapacidade para o diálogo, do desrespeito da autoridade profissional, da transferência de problemas familiares para a escola, do confronto entre diferentes tradições culturais e da presença de regras burocrático-formais em excesso.

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Biografia do Autor

Hans-Georg Flickinger, Universidade de Kassel - Alemanha

Graduado em Direito em Filosofia pela Universidade de Heidelberg/Alemanha. Doutor em Filosofia pela Universidade de Heidelberg.

Referências

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Publicado

30-08-2018

Como Citar

FLICKINGER, H.-G. Johan Galtung e a violência escolar. Roteiro, [S. l.], v. 43, n. 2, p. 433–448, 2018. DOI: 10.18593/r.v43i2.16095. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16095. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Relações entre violência e educação"