La Campanha de Educação Popular (Ceplar): espacio de formación en el escenario educativo de Paraíba (1961-1964)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v48.32240

Palabras clave:

Historia de la Educación, Método Paulo Freire, Educación popular, Educación para jóvenes y adulto, Dictadura militar

Resumen

Este trabajo tiene como objetivo resaltar el surgimiento de la Campanha de Educação Popular en la ciudad de Campina Grande, Paraíba, entre 1961 y 1964, destacando su aporte al escenario educativo de la época. La investigación se basó en el Diário Oficial y Diário da Borborema, ubicados en el Instituto Histórico e Geográfico de Paraíba y en documentos como el Estatuto de la Campanha de Educação Popular, las Investigaciones de la Policía Militar y el Projeto Compartilhando Memórias. Luego de relevar fuentes y análisis, se infirió que la referida campaña utilizó el “Método Paulo Freire” y consistió en la idea de enseñar a leer y escribir a jóvenes y adultos en 40 horas, cuyo objetivo era despertar un sentido crítico en estos temas sobre las desigualdades sociales existentes. Sin embargo, con el establecimiento del golpe cívico-militar en 1964, la campaña se extinguió, dejando un importante legado educativo en Paraíba.

 

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Biografía del autor/a

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas. Editora chefa da coleção Práticas Educativas (EdUECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades - PEMO. Editora chefa da revista Educação & Formação do PPGE/UECE. Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET/Pedagogia/UECE).

Rosicleide Henrique da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Linha de Pesquisa em História da Educação. Mestra em História pelo Programa de Pós- Graduação em História da Universidade Federal de Campina Grande. Professora da Rede Pública de Ensino no Estado da Paraíba desde 2008.

Charliton José dos Santos Machado, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (2001). Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2009). Atualmente é Professor Titular e Professor Permanente dos seguintes Programas de Pós-Graduação: PPGE e PPGS, ambos da Universidade Federal da Paraíba, atuando como orientador (Mestrado e Doutorado), principalmente, nos seguintes temas: educação, história, cultura e gênero. Publica, com frequência, artigos em periódicos, livros e capítulos de livros acerca das citadas temáticas. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPQ PQ1-D. É Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e Docente Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas "História da Educação da Paraíba" HISTEDBR/GT-PB.

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Publicado

2023-08-01

Cómo citar

FIALHO, L. M. F.; SILVA, R. H. da; MACHADO, C. J. dos S. La Campanha de Educação Popular (Ceplar): espacio de formación en el escenario educativo de Paraíba (1961-1964). Roteiro, [S. l.], v. 48, p. e32240, 2023. DOI: 10.18593/r.v48.32240. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/32240. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

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