PROLETARIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO E LUTAS PELA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO PARANÁ: DO REGIME MILITAR À ASCENSÃO DO NEOLIBERALISMO (1960-1990)1

Autores/as

  • Maria José Ferreira Ruiz Universidade Estadual de Londrina.

Resumen

Resumo: O texto tem por objetivo discutir sobre a conjuntura política, histórica e social, na qual as lutas pela educação estiveram inseridas desde a instalação do regime militar no Brasil até meados da década de 1990. Aborda algumas especificidades das lutas dos trabalhadores pela educação no Estado do Paraná e alguns fatores que contribuíram com a proletarização do magistério. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Conclui que com o findar da ditadura, ao mesmo tempo que os trabalhadores comemoravam os avanços democráticos, o neoliberalismo se alastrou pela sociedade e influenciou na educação, acirrando o processo de proletarização do magistério.
Palavras-chave: Lutas pela Educação. Ditadura Militar. Proletarização do Magistério. Neoliberalismo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria José Ferreira Ruiz, Universidade Estadual de Londrina.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP-Marília. Docente da Universidade Estadual de Londrina-PR, no Departamento de Educação - Curso de Pedagogia - Área de Política e Gestão da Educação.

Publicado

2013-07-08

Cómo citar

FERREIRA RUIZ, M. J. PROLETARIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO E LUTAS PELA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO PARANÁ: DO REGIME MILITAR À ASCENSÃO DO NEOLIBERALISMO (1960-1990)1. Roteiro, [S. l.], v. 38, n. 2, p. 233–256, 2013. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2790. Acesso em: 24 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos