PROLETARIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO E LUTAS PELA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO PARANÁ: DO REGIME MILITAR À ASCENSÃO DO NEOLIBERALISMO (1960-1990)1

Autores

  • Maria José Ferreira Ruiz Universidade Estadual de Londrina.

Resumo

Resumo: O texto tem por objetivo discutir sobre a conjuntura política, histórica e social, na qual as lutas pela educação estiveram inseridas desde a instalação do regime militar no Brasil até meados da década de 1990. Aborda algumas especificidades das lutas dos trabalhadores pela educação no Estado do Paraná e alguns fatores que contribuíram com a proletarização do magistério. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Conclui que com o findar da ditadura, ao mesmo tempo que os trabalhadores comemoravam os avanços democráticos, o neoliberalismo se alastrou pela sociedade e influenciou na educação, acirrando o processo de proletarização do magistério.
Palavras-chave: Lutas pela Educação. Ditadura Militar. Proletarização do Magistério. Neoliberalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria José Ferreira Ruiz, Universidade Estadual de Londrina.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP-Marília. Docente da Universidade Estadual de Londrina-PR, no Departamento de Educação - Curso de Pedagogia - Área de Política e Gestão da Educação.

Downloads

Publicado

08-07-2013

Como Citar

FERREIRA RUIZ, M. J. PROLETARIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO E LUTAS PELA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO PARANÁ: DO REGIME MILITAR À ASCENSÃO DO NEOLIBERALISMO (1960-1990)1. Roteiro, [S. l.], v. 38, n. 2, p. 233–256, 2013. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2790. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos