ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO RELACIONAL

Autores/as

  • Renata Gomes Camargo Universidade Federal de Santa Maria
  • Soraia Napoleão Freitas Universidade Federal de Santa Maria

Resumen

Abordar características como Altas Habilidades/Superdotação e Dificuldades de Aprendizagem impõe o desafio, ao pesquisador, de refletir de forma relacional sobre as implicâncias pedagógicas destas para os alunos que as apresentam. Este artigo abordou a referida relação, a partir de um estudo de caso de um menino de 12 anos, que apresentava ambas as características, partindo-se de uma abordagem qualitativa da pesquisa e por instrumento a entrevista semiestruturada realizada com o aluno e sua professora no segundo semestre de 2010. Os resultados mais significativos da pesquisa se relacionam à percepção sobre as diferentes expressões que a inteligência dos alunos com Altas Habilidades/Superdotação podem assumir e que se estimuladas na sala de aula podem ser qualificadoras das suas aprendizagens.

Palavras-chave: Altas Habilidades/Superdotação. Dificuldades de Aprendizagem. Interação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renata Gomes Camargo, Universidade Federal de Santa Maria

Educadora Especial. Mestranda em Educação do Programa de Pos-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa Educação Especial: Interação e Incusão Social.

Soraia Napoleão Freitas, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Dra. do Departamento de Educação Especial/Universidade Federal de Santa Maria e do Programa de Pós-graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Especial: Interação e Inclusão Social – GPESP

Publicado

2013-04-22

Cómo citar

CAMARGO, R. G.; FREITAS, S. N. ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO RELACIONAL. Roteiro, [S. l.], v. 38, n. 1, p. 195–210, 2013. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2349. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a