Políticas Públicas, Educação inclusiva e Mundo imperial: um intervir possível sobre a produção do conhecimento

Autores

  • Silvio Carlos dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Arlei Peripolli Universidade Federal de Santa Maria
  • Marilu Palma de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Soraia Napoleão Freitas Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

O presente artigo, resultado de pesquisa bibliográfica, quer problematizar as inter-relações possíveis entre as políticas públicas voltadas à educação inclusiva e o Mundo Imperial emergente, os quais se encontram mergulhados no mal-estar e desassossego do processo de globalização da sociedade que Hardt e Negri desvelam. Pretende trazer (re)significações para uma ação/reflexão/ação pedagógica de maneira a oportunizar formas de autoconhecimento no espaço escolar inclusivo, (re)pensando novas intervenções frente a todos os alunos, ou seja, onde a representação do professor, a escola como espaço de acolhimento à diversidade e o currículo sejam conjecturados a partir da legislação vigente. Enfim, a educação inclusiva compõe um novo paradigma embasado nos direitos humanos, que une igualdade e diferença como valores indissociáveis, progredindo quanto à equidade formal; (re)conhecendo que as dificuldades experienciadas nos sistemas de ensino ratificam a necessidade de confrontar as práticas segregacionistas, criando alternativas para superá-las por meio de políticas públicas promotoras de uma educação de qualidade para todos.

Palavras chave: Mundo imperial. Educação inclusiva. Professor/aluno. Políticas públicas.

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Biografia do Autor

Silvio Carlos dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Graduado em Letras e Psicologia / USC – SP; Mestre em Letras / UNESP – SP; Doutorando em Educação / UFSM – RS; Professor Formador no Curso de Aperfeiçoamento de Professores para Atendimento Educacional Especializado / UFSM – RS; Professor do Sistema Municipal de Ensino de Santa Maria – RS

Arlei Peripolli, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Graduado em Educação Especial / UFSM – RS; Especialista em Educação Ambiental / UNIFRA – RS; Mestre em Educação / UFSM – RS; Professor Formador no Curso de Aperfeiçoamento de Professores para Atendimento Educacional Especializado / UFSM – RS; Coordenador da Educação Inclusiva do Sistema Municipal de Ensino de Santa Maria – RS

Marilu Palma de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Graduada em Educação Especial / UFSM – RS; Especialista em Educação Especial – Deficiência Mental / UFSM – RS; Mestre em Educação / UFSM – RS; Professora Titular da Secretaria do Estado de Educação do Acre – AC

Soraia Napoleão Freitas, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Doutora do Departamento de Educação Especial, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação / UFSM – RS

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Publicado

15-12-2010

Como Citar

SANTOS, S. C. dos; PERIPOLLI, A.; OLIVEIRA, M. P. de; FREITAS, S. N. Políticas Públicas, Educação inclusiva e Mundo imperial: um intervir possível sobre a produção do conhecimento. Roteiro, [S. l.], v. 35, n. 2, p. 269–298, 2010. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/265. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

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