¿Qué debe aprender el profesor de historia? Reflexiones sobre el aprendizaje, la enseñanza y la formación del profesorado

Autores/as

  • Erinaldo Vicente Cavalcanti Unifesspa

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v45i0.21829

Palabras clave:

Enseñanza de historia, Educación histórica, Formación del profesorado

Resumen

El artículo reflexiona sobre los principales temas de estudio que se enseñan y aprenden en la formación inicial del profesor de historia. Analiza qué temas aparecen en las asignaturas obligatorias de la enseñanza de la historia para comprender el lugar que ocupan los debates sobre educación histórica. Con este fin, utilizo las matrices curriculares de los cursos ofrecidos en las universidades federales, ubicadas en la región de Amazónica de Brasil, como una opción para discutir lo que se enseña y aprende en la educación de los maestros en esta área. Los análisis muestran que los cursos universitarios investigados no han priorizado las reflexiones sobre la enseñanza de la historia y, prácticamente, han ignorado el debate sobre la educación histórica durante el período de formación inicial del profesorado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Erinaldo Vicente Cavalcanti, Unifesspa

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professor do Mestrado Interdisciplinar em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA) e professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em História (Mestrado acadêmico) PPGHIST da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Unifesspa.

 

Citas

ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. de. Fazer defeitos nas memórias: para que servem o ensino e a escrita da história? In: GONÇALVES, M. de A. et al. (org.). Qual o valor da História Hoje? Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012. p. 21-39.

ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

BARCA, I. Literacia e consciência histórica. Educar em Revista, n. 164, p. 93-112, 2006. Número Especial.

CAIMI, F. E. O que precisa saber um professor de história? Revista História & Ensino, v. 21, n. 2, p. 105-124, 2015.

CAVALCANTI, E. A história encastelada e o ensino encurralado: reflexões sobre a formação docente dos professores de história. Educar em Revista, v. 34, n. 72, p. 249-267, nov./dez. 2018a.

CAVALCANTI, E. Ensino de história, livro didático e formação docente de professores de História no Brasil. Revista Enseñanza de las Ciencias Sociales, n. 18, p. 49-61, 2019.

CAVALCANTI, E. História, ensino de história e livro didático: a formação docente em debate. Sæculum - Revista de História, v. 38, jan./jun. 2018b.

EVANGELISTA, O.; TRICHES, J. Ensino de história, didática de história, educação histórica: alguns dados de pesquisa (2000–2005). Educar em Revista, p. 33-55, 2006. Edição Especial.

FONSECA, S. G. A formação de professores de história no Brasil: perspectivas desafiadoras de nosso tempo. In: ZAMBONI, E.; FONSECA, S. G. (org.). Espaço de formação do professor de história. Campinas, SP: Papirus, 2008.

GONZALEZ, M. P. Los profesores y la transmisión de la historia argentina reciente: entre el currículum y el contexto. Práxis Educativa, v. 3 n. 1, p. 17-28, 2008.

MATHIAS, C. L. K. O ensino de história no Brasil: contextualização e abordagem historiográfica. História Unisinos, n. 15, v. 1, p. 40-49, 2011.

MELO, M. do C. de. A formação de professores de história em Portugal: práticas pedagógicas e investigativas. Revista História Hoje, v. 4, n. 7, 41-61, 2015.

MONTEIRO, A. M. Formação de professores: entre demandas e projetos. Revista História Hoje, v. 2, n. 3, p. 19-42, 2013.

MONTEIRO, A. M. Professores de história: entre saberes saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.

MONTEIRO, A. M.; GABRIEL, C. T. Currículo de história e narrativa: desafios epistemológicos e apostas políticas. In: MONTEIRO, A. M. et al. Pesquisa em ensino de história: entre desafios epistemológicos e apostas políticas. Rio de Janeiro: Mauad X; Faperj, 2014.

MONTEIRO, F. G. da C.; ROCHA, V. S. A formação do professor de história e os desafios contemporâneos. História & Ensino, v. 21, n. 2, p. 307-324, 2015.

MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T. T. Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 2000

OLIVEIRA, M. D. de; CAINELLI, M. R.; OLIVEIRA, A. F. B. de. Ensino de história: múltiplos ensinos em múltiplos espaços. Natal: EdUFRN, 2008.

PAGÈS, J. Enseñar a enseñar Historia: la formación didáctica de los futuros profesores. In: GÓMEZ, J. A.; NICOLÁS, M. E. (coord.). Miradas a la Historia: reflexiones historiográficas en recuerdo de Miguel Rodríguez Llopis. Murcia: Universidad de Murcia, Servicio de Publicaciones, 2004. p. 155-178.

PEREIRA, N. M.; SEFFNER, F. O que pode o ensino de história? Sobre o uso de fontes na sala de aula. Anos 90, v. 15, n. 28, p.113-128, 2008.

RAMOS, M. E. T.; CAINELLI, M. R. A educação histórica como campo investigativo. Diálogos, v. 19, n. 1, p. 11-27, 2015.

ROCHA, H.; REZNIK, L.; MAGALHÃES, M. de S. (org.). Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: FGV, 2017.

RODRÍGUEZ, M. V. Políticas de formação de professores: as experiências de formação inicial em Argentina, Chile e Uruguai. Nuances: estudos sobre Educação, v. 15, n. 16, p. 119-139, 2008.

RÜSEN, J. Aprendizado histórico. In: SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. de R. (org.). Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Editora da UFPR, 2011a. p. 41-78.

RÜSEN, J. Aprendizagem histórica. Fundamentos e paradigmas. Curitiba: W & A Editores, 2012.

RÜSEN, J. Didática da história: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. In: SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. de R. (org.). Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Editora da UFPR, 2011b.

RÜSEN, J. Experiência, interpretação, orientação: as três dimensões da aprendizagem histórica. In: SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. de R. (org.). Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Editora da UFPR, 2011c. p. 78-92.

RÜSEN, J. História viva: teoria da história III — formas e funções do conhecimento histórico. Tradução: Estevão de Rezende Martins. Brasília, DF: Editora da Universidade de Brasília, 2010.

RÜSEN, J. Teoria da história: uma teoria da história como ciência. Curitiba: Editora da UFPR, 2015.

SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. de R. (org.). Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Editora da UFPR, 2011.

SCHMIDT, M. A.; CAINELLI, M. A consciência histórica como o lugar e o propósito da aprendizagem histórica: introdução a um diálogo com a teoria de Jörn Rüsen. In: ZAMBONI, E.; GALZENARI, M. C. B.; PACIEVITCH, C. (org.). Memória, sensibilidade e saberes. Rio de Janeiro: Alínea Editora, 2015.

SCHMIDT, M. A. Cultura histórica e aprendizagem histórica. Revista NUPEM, v. 6, n. 10, jan./jun. 2014.

SCHMIDT, M. A.; GARCIA, T. M. B. G. Pesquisas em Educação Histórica:algumas experiências. Educar em Revista, p. 11-31, 2006. Edição Especial.

SCHMIDT, M. A. O historiador e a pesquisa em educação histórica. Educar em Revista, v. 35, p. 35-53, 2019.

SCHMIDT, M. A. Qué hacen los historiadores cuando enseñan la Historia? Contribuciones de la teoría de Jörn Rüsen para el aprendizaje y el método de enseñanza de la Historia. Clio & Associados - La historia ensenada, v. 24, p. 26-37, 2017.

SCHMIDT, M. A.; URBAN, A. C. Afinal, o que é Educação Histórica? Revista Ibero-americana de Educação Histórica, v. 1, n. 1, p. 31-71, 2018.

SILVA, C. B.; ROSSATO, L. A didática da história e o desafio de ensinar e aprender na formação docente inicial. Revista História Hoje, v. 2, n. 3, p. 65-85, 2013.

SILVA, D. P. O lugar do tempo presente na aula de história: limites e possibilidades. Revista Tempo e Argumento, v. 9, n. 20, p. 99-129, 2017.

TARDIF, M. O trabalho docente: elementos para uma teoría da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em História. Cuiabá: UFMT, 2009. Disponível em: http://sistemas.ufmt.br/ufmt.ppc/PlanoPedagogico/Download/131. Acesso em: 20 mar. 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em História. Boa Vista: UFRR, 2012. Disponível em: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwiOlubCzZnRAhUETJAKHSqPCwIQFgghMAE&url=http%3A%2F%2Fufrr.br%2Fhistoria%2Findex.php%3Foption%3Dcom_phocadownload%26view%3Dcategory%26download%3D50%3Appp-curso-de-historia%26id%3D2%3Aresgimento%26Itemid%3D201&usg=AFQjCNHIoCQW7T4Sc8mJbPxFV58kScGcig&sig2=4z4Wv-OLAGNd-ZNUsxYkmQ&bvm=bv.142059868,d.Y2I. Acesso em: 30 dez. 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em História. Rio Brasil: UFAC, 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ. Projeto Político Pedagógico do Curso de História Licenciatura. Macapá: Unifap, 2007. Disponível em: http://www2.unifap.br/historia/files/2013/04/licenciaturahistoria.pdf. Acesso em: 30 dez. 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em História. Manaus: UFAM, 2006. Disponível em: https://biblioteca.ufam.edu.br/attachments/article/256/Projeto%20Pedagogico%20Formatado%20-%20Historia%20Diurno%20(1)%20BIB%20ATUALIZADA.pdf. Acesso em: 30 dez. 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Projeto Político Pedagógico do Curso de História. São Luís: UFMA, 2014. Disponível em: https://sigaa.ufma.br/sigaa/public/curso/ppp_curso.jsf?lc=pt_BR&lc=pt_BR&id=85811.

Acesso em: 15 ago. 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em História. Santarém: UFOPA, 2018. Disponível em: http://www2.ufopa.edu.br/ufopa/arquivo/proen-cursos-portarias-ppcs/ppc-licenciatura-historia. Acesso em: 23 nov. 2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em História. Belém: UFPA, 2011. Disponível em: http://www.ufpa.br/historia/projeto%20pedag%C3%B3gico.PDF. Acesso: em 30 dez. 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em História. Marabá: Unifesspa, 2018. Disponível em: https://historia-maraba.unifesspa.edu.br/images/arquivos/PPC-HISTORIA-2018-ATUALIZADO.pdf. Acesso em: 23 nov. 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em História. Porto Nacional: UFT, 2011. Disponível em: http://download.uft.edu.br/?d=14edae36-efb0-4382-9da7-d8267c9e5cd9. Acesso em: 30 dez. 2016.

Publicado

2020-06-15

Cómo citar

CAVALCANTI, E. V. ¿Qué debe aprender el profesor de historia? Reflexiones sobre el aprendizaje, la enseñanza y la formación del profesorado. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–22, 2020. DOI: 10.18593/r.v45i0.21829. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/21829. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Seção temática:Aprendizagem histórica e formação de professores: contribuições da pesquisa em educação histórica