Memorias de los profesores-artistas de danza: experiencias de sus primeros pasos y sus resonancias

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v45i.21314

Palabras clave:

Docencia en danza, La experiência, Metodologia de la enseñanza de la danza

Resumen

Al ingresar em El curso de Danza – “Licenciatura”, El acadêmico ya tiene uma trayectoria con la danza anterior AL curso, ya muchas veces está actuando como docente em ambientes no formales de enseñanza. Este artículo tiene como objetivo analizar experiências de lós acadêmicos em su trayectoria em La Danza y SUS resonancias como docentes. Los datos fueron generados por médio de um trabajo de uma disciplina Del curso de Danza – Licenciatura, de uma universidad ubicada em El sur de Brasil, em La cual 18 académicos registraron sus memórias sobre sus clases de Danza como estudiantes. Al escribir y reflexionar sobre su propia trayectoria em La Danza, lós acadêmicos logram identificar resonancias de esas experiências como docentes. Utilizamos como aporte teórico autores que abordan la experiência (LARROSA, 2016), las pedagogias en la enseñanza de la danza (STINSON, 1995) y las narrativas utilizadas em itinerários de formación (JOSSO, 2007). Los relatos señalan que la mayoria de lós acadêmicos tuvieron sus primeras vivencias em Danza, en espacios no formales o informales de enseñanza, y que la Danza está poço presente em la Educación Básica en el sur de Brasil, incluso como forma de nutrición estética. Los académicos indican dilemas de las clases de Danza, como clases en espácios inadecuados, la poca presencia de niños en las clases y el preconcepto, y la utilización de la pedagogia tradicional incluso en diferentes espacios de enseñanza y estilos de danza. Algunos registros apuntan vivencias em clases baseadas em las pedagogias crítica, creativa y feminista, señalando un cambio de pensamiento sobre la Danza en su cotidiano docente.

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Biografía del autor/a

Mariana Lopes Junqueira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB, 2018). Possui Especialização em Educação Musical pela Associação Catarinense de Ensino da Faculdade Guilherme Guimbala (2012). Graduada em Artes com Licenciatura em Música pela FURB (2006) e integrante dos Grupos de Pesquisa Música e Educação (MusE) e Arte e Estética em Educação. Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Musical.

Marco Aurelio da Cruz Souza, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutor em Motricidade Humana, especialidade de Dança na Faculdade de Motricidade Humana, Portugal. Mestre em Performance Artística - Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal (2010). Possui graduação em Educação Física pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2002) e pós-graduação em Dança Educacional, a nível de especialização pela UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina (2006). Membro da comissão de criação do curso de Licenciatura em Dança da FURB, Universidade Regional de Blumenau, professor e coordenador desta licenciatura. Coordenador e coreógrafo do Grupo de Danças Alemãs da FURB - Universidade Regional de Blumenau, com o qual participa de eventos e festivais na área a nível nacional e internacional, conquistando inúmeros prêmios e títulos, e idealizador no ano de 2016 dos Grupos de Danças Urbanas, de salão e contemporânea da mesma instituição. Atualmente é professor titular da cadeira Dança e Atividades Rítmicas e Dança e Saúde do curso de Educação Física da UNIFEBE (Centro Universitário de Brusque) em Brusque. Conselheiro artístico do 9o, 12o e 13o FESTFOLK, Festival Nacional de Danças Folclóricas da cidade de Blumenau, responsável pela seleção dos grupos participantes desta edição do evento no ano de 2008, 2011 e 2012. Coreógrafo convidado pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil para oficinas de danças Germânicas para alunos do núcleo de dança contemporânea. Ministrou aulas de dança contemporânea e dança folclórica no projeto de arte na Escola do município de Gaspar. Membro do Conselho Fiscal da ANDA - Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança, gestão 2018-2020. Vice-presidente da APRODANÇA, Associação Profissional de Dança do Estado de Santa Catarina, gestão 2019-2020

Carla Carvalho, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Professora de Arte no Departamento de Arte da FURB e no Programa de Pós-Graduaçao em Educação da Universidade Regional de Blumenau - FURB. Líder do GP Arte e Estética na Educação.

Citas

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Publicado

2020-07-23

Cómo citar

JUNQUEIRA, M. L.; SOUZA, M. A. da C.; CARVALHO, C. Memorias de los profesores-artistas de danza: experiencias de sus primeros pasos y sus resonancias. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–24, 2020. DOI: 10.18593/r.v45i.21314. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/21314. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos de demanda contínua

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