v. 44 n. 1 (2019): Roteiro

					Visualizar v. 44 n. 1 (2019): Roteiro
Publicado: 22-03-2019

Dados da Edição

  • Folha de rosto

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i1.20327

Editorial

  • Silenciamentos e questionamentos: a pesquisa em educação como incitação às mudanças

    Nadiane Feldkercher, Marilda Pasqual Schneider, Priscila Monteiro Chaves
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i1.20325

Apresentação

  • Educação étnico-racial: desafios cotidianos para além dos aspectos legais

    Elison Antonio Paim
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i1.20326

Seção Temática: Educação étnico-racial: desafios cotidianos para além dos aspectos legais

  • Políticas públicas de educaçao afrocolombiana: a arte de escamotear o direito das populações

    Jorge Enrique García Rincón
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i1.17645
  • Educação e questões contemporâneas na África do Sul: um olhar a partir da crise no ensino superior

    Felipe Gustavo Koch Buttelli, Clint Le Bruyns
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i1.16570
  • Educação das relações étnico-raciais no Brasil: paradoxos e obstáculos

    Telmo Marcon, Ivan Penteado Dourado
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i1.14303
  • Reconhecimentos, sensibilidades e relações étnico-raciais: a obrigatoriedade do ensino do Holocausto em Porto Alegre

    Carla Beatriz Meinerz, Cássio Michel dos Santos Camargo
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i1.15086
  • A educação das relações raciais no currículo: as Licenciaturas em Geografia em Santa Catarina

    Joana Célia dos Passos, Azânia Mahin Romão Nogueira
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i1.17246
  • Desfazendo imagens, construindo identidades: decolonizando os processos formativos de educadorxs

    Elison Antonio Paim, Patrícia Magalhães Pinheiro, Josiane Beloni de Paula
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i1.16999
  • O projeto assimilacionista português: o diretório pombalino sob um olhar decolonial

    Valéria Maria Santana Oliveira, Ilka Miglio de Mesquita
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i1.15119
  • Pedagogia decolonial e educação de jovens, adultos e idosos no contexto de uma sociedade racializada

    Marizete Lucini, Leyla Menezes de Santana
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i1.15451
  • Personagens negras nos livros de imagens do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para a Educação Infantil

    Maria Laura Pozzobon Spengler, Eliane Santana Dias Debus
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i1.15822

Resenha

Entrevista

  • Uma experiência com educação intercultural indígena: entrevista com a professora Joziléia Daniza Kaingang

    Elison Antonio Paim, Pedro Mülbersted Pereira
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i1.16997

Artigos de demanda contínua

  • Docência na educação superior: a constituição de uma docência que opera pelo agenciamento

    Daniela Pederiva Pensin
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i1.17529
  • Origem do Centro de Educação Rural Clementino Coelho: entre história e memória (Petrolina, PE, 1977-1984)

    Manuela Garcia de Oliveira, Virgínia Pereira da Silva de Avila
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i1.18879
  • Políticas educacionais para o Ensino Médio: a inclusão educacional/exclusão social como intenção e gesto

    Aparecida Favoreto, Ireni Marilene Zago Figueiredo, Roberto Antonio Deitos
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i1.16469
  • Magistério: que lugar é esse?

    Lilian Alves Pereira, Gicele Maria Cervi
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i1.16458
  • Sobre a capa

    DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i1.20328