Personagens negras nos livros de imagens do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para a Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v44i1.15822

Palavras-chave:

Livro de imagem, Literatura para a infância, Relações étnico-raciais

Resumo

O artigo busca evidenciar as personagens negras nos livros de imagem do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para a Educação Infantil nas suas quatro edições (2008, 2010, 2012, 2014). Para tal, realizou-se o mapeamento dos títulos, 77 no total, divulgados pelo Ministério da Educação/Centro de Alfabetização Leitura e Escrita (MEC/CEALE), considerando 59, pois alguns continham pequenas narrativas e palavras-chave. Desse total, foram analisados 13 títulos, dos quais cinco trazem personagens negras que estão inseridas no contexto da narrativa com outras personagens, mas sem participação ativa, e oito trazem personagens negras que participam da narrativa. Desses oito, em quatro as personagens negras são protagonistas, a saber: Bem me quero, bem me querem (RENNÓ, 2009a), O almoço (VALE, 1987), Mar de sonhos (NOLAN, 2012) e Quando os tam-tans fazem tum-tum (ZIGG, 2013). A partir do referencial teórico sobre o livro de imagem (BELMIRO, 2017; SPENGLER, 2017) em diálogo com os estudos sobre literatura infantil e a cultura africana e afro-brasileira (ARAUJO, 2015; DEBUS, 2017, REYES, 2010), a análise busca evidenciar qual a representação proposta por essas narrativas e suas contribuições, ou não, para a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER).

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Biografia do Autor

Maria Laura Pozzobon Spengler, Instituto Federal Catarinense

Professora do curso de Pedagogia do Instituto Federal Catarinense, campus Blumenau / SC. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Eliane Santana Dias Debus, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora no Departamento de Metodologia de Ensino e no Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Ciências da Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

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Publicado

19-02-2019

Como Citar

SPENGLER, M. L. P.; DEBUS, E. S. D. Personagens negras nos livros de imagens do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para a Educação Infantil. Roteiro, [S. l.], v. 44, n. 1, p. 1–20, 2019. DOI: 10.18593/r.v44i1.15822. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/15822. Acesso em: 15 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Educação étnico-racial: desafios cotidianos para além dos aspectos legais