O pensamento moderno e a crise na Educação Física

Autores

  • Aguinaldo César Surdi
  • Elenor Kunz

Resumo

No presente artigo, pretende-se abordar a questão do pensamento racional provindo da modernidade, baseado no avanço tecnológico e científico e suas conseqüências para a fundamentação da crise na área da Educação Física. A racionalidade objetiva e quantificável defendida pelo pensamento moderno simplificou a realidade humana em caracteres matemáticos, o que possibilitou um entendimento do homem como máquina para produzir e render. O esporte como produto da modernidade é um espelho dos ideais do capitalismo, reforça o selecionamento humano, que torna o homem um mero objeto do sistema, a competição desenfreada que favorece a violência e a exclusão, em que muitos ficam à margem das decisões sociais. Dessa forma, a Educação Física deve questionar seus princípios e rever seus conteúdos e objetivos educacionais para auxiliar na transformação social por meio da educação.

Palavras-chave: Modernidade. Capitalismo. Indústria cultural. Educação Física.

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Como Citar

SURDI, A. C.; KUNZ, E. O pensamento moderno e a crise na Educação Física. Roteiro, [S. l.], v. 32, n. 1, p. 7–36, 2010. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/335. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos