Políticas de Educação de Jovens e Adultos e seus resultados: o caso do Paraná

Autores

  • Jorge Luiz Correia Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos Prof. Manoel R. da Silva - Maringá
  • Angela Mara Barros Lara Universidade Estadual de Maringá

Resumo

As políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos, no Paraná, no período de 1995 a 2002, constituem o objeto deste artigo. O objetivo posto é refletir a respeito dos resultados das referidas políticas educacionais a partir da apresentação das ações e estratégias implementadas para sua efetivação. Para análise do objeto utiliza-se uma abordagem histórica, relacionando a problemática com os determinantes históricos e sociais do desenvolvimento do capitalismo. Evidencia-se que as políticas colocadas em prática para a EJA, no estado, resultaram na ampliação do atendimento e em altos índices de conclusão, por meio de mecanismos de descentralização e aceleração da certificação. Conclui-se que tais políticas estiveram em sintonia com as diretrizes mais gerais da reforma educacional e ampliaram o horizonte da universalização da educação básica.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Políticas Educacionais. Descentralização. Certificação da Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Luiz Correia, Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos Prof. Manoel R. da Silva - Maringá

Mestre em Educação. Professor de História da rede pública estadual do Paraná, atuando no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos Prof. Manoel R. da Silva

Angela Mara Barros Lara, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação e professora do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós -Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade Estadual de Maringá

Downloads

Publicado

23-11-2010

Como Citar

CORREIA, J. L.; BARROS LARA, A. M. Políticas de Educação de Jovens e Adultos e seus resultados: o caso do Paraná. Roteiro, [S. l.], v. 35, n. 2, p. 319–342, 2010. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/272. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)