O PAPEL DO ESTADO EM DOCUMENTOS DE POLÍTICA EDUCACIONAL: A VISÃO DE AGÊNCIAS MULTILATERAIS

Autores

  • Thaís Godoi Souza Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá – PPE/UEM. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES. Email:
  • Angela Mara Barros Lara Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Resumo

Este artigo visou analisar o papel do Estado em documentos orientadores de políticas educacionais elaborados por agências multilaterais do Sistema ONU. Investigou-se que papel é atribuído ao Estado nestes documentos no que compete à definição da agenda de reforma da educação para os países “em desenvolvimento” a partir de 1990. Parte-se do pressuposto de que as agências multilaterais atuam como força supranacional, que repercutem sobre os sistemas educativos nacionais e assumem importante papel na definição de agenda globalmente estruturada para a educação. As fontes analisadas foram os documentos do Banco Mundial (BM) e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), respectivamente Prioridades y estrategias para la educación: examen del Banco Mundial (1996) e Educação e conhecimento: Eixo da transformação produtiva com equidade (1995). Pela análise realizada constatamos constatou-se que o papel atribuído ao Estado nos documentos orientadores visou à legitimação de processos de privatização, reorientações dos gastos públicos e desregulamentação da economia, em prol de adequar a educação ao programa político de liberalização da economia mundial para garantir a rentabilidade do setor privado, bem como aparece como promotor da equidade na educação, com foco nas classes marginalizadas da sociedade, sendo configurando-se em fator de coesão social, regulador para o capital e mínimo para as políticas sociais.

Palavras-chave: Agências multilaterais. Documentos de políticas educacionais. Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Godoi Souza, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá – PPE/UEM. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES. Email:

Licenciada em Educaçâo Física pela Universidade Estadual de Maringá, 2009. Atualmente mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela UEM.

Angela Mara Barros Lara, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá.Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1992). Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do departamento de fundamentos da educação da UEM e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

22-04-2013

Como Citar

SOUZA, T. G.; BARROS LARA, A. M. O PAPEL DO ESTADO EM DOCUMENTOS DE POLÍTICA EDUCACIONAL: A VISÃO DE AGÊNCIAS MULTILATERAIS. Roteiro, [S. l.], v. 38, n. 1, p. 151–168, 2013. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2170. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)