A conjuntura política brasileira e os destinos da educação integral: entrevista com José Luís Sanfelice

Autores

  • Antônio Carlos Maciel Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46i.26983

Resumo

A entrevista com José Luís Sanfelice trata de uma retrospectiva histórica da formação na escola pública brasileira, dos anos 1950 aos nossos dias, tendo por base a própria história do pesquisador, no estado de São Paulo. Utilizando-se da técnica de associar a formação pessoal aos momentos históricos da educação brasileira, busca-se entender as mudanças pelas quais a escola pública brasileira tem passado nos últimos 70 anos: a formação antes da Lei 4.024/1961 e durante a vigência desta, com destaque para a Lei 5.692/1971; as inovações da Lei 9.394/1996 e seus desdobramentos, entre os quais a Portaria Interministerial 17/2007 e o Decreto 7.083/2010, que instituem a educação integral no país. A trajetória dessas políticas educacionais é reconstruída como expressão do desenvolvimento econômico e das respectivas conjunturas políticas que o justificam e é, com base nisso, que especula sobre o destino da educação integral, mediante a conjuntura política brasileira atual.

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Biografia do Autor

Antônio Carlos Maciel, Universidade Federal do Amazonas

Professor Titular da Universidade Federal de Rondônia

Coordenador do Grupo de Pesquisa: Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação e Sustentabilidade - CIEPES-UNIR

 

Referências

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SAFELICE, J. L. Movimento Estudantil – A UNE na resistência ao Golpe de 64. São Paulo: Cortez, 1986.

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Publicado

30-03-2021

Como Citar

MACIEL, A. C. . A conjuntura política brasileira e os destinos da educação integral: entrevista com José Luís Sanfelice . Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e26983, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.26983. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/26983. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Educação Integral

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