A conjuntura política brasileira e os destinos da educação integral: entrevista com José Luís Sanfelice
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v46i.26983Resumo
A entrevista com José Luís Sanfelice trata de uma retrospectiva histórica da formação na escola pública brasileira, dos anos 1950 aos nossos dias, tendo por base a própria história do pesquisador, no estado de São Paulo. Utilizando-se da técnica de associar a formação pessoal aos momentos históricos da educação brasileira, busca-se entender as mudanças pelas quais a escola pública brasileira tem passado nos últimos 70 anos: a formação antes da Lei 4.024/1961 e durante a vigência desta, com destaque para a Lei 5.692/1971; as inovações da Lei 9.394/1996 e seus desdobramentos, entre os quais a Portaria Interministerial 17/2007 e o Decreto 7.083/2010, que instituem a educação integral no país. A trajetória dessas políticas educacionais é reconstruída como expressão do desenvolvimento econômico e das respectivas conjunturas políticas que o justificam e é, com base nisso, que especula sobre o destino da educação integral, mediante a conjuntura política brasileira atual.
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Referências
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