Apresentação – A educação integral do PROCAD (UNICAMP-UNIR-UFOPA) para o Brasil e além-mar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46i.27400

Resumo

O Dossiê “Educação Integral: contribuições para pensar escola e sociedade” é fruto de um expressivo esforço coletivo, que congrega, democraticamente, investigações vinculadas a diversos grupos de pesquisa e programas de pós-graduação, abordando a Educação Integral sob diferentes perspectivas e realidades culturais. Foi idealizado pelo Professor Rafael Fonseca de Castro e conta, como coorganizadores, com os professores Rosângela de Fátima Cavalcanti França e Antônio Carlos Maciel, todos docentes permanentes do Programa e Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Rondônia (PPGE/UNIR). Cabe mencionar o imenso apoio da Professora Tânia Suely Azevedo Brasileiro, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), sem a qual esta coletânea não seria possível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Fonseca de Castro, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com formação de Graduação em Licenciatura em Pedagogia (Unopar) e em Bacharelado em Ciência da Computação (UCPel). Também é Especialista em Educação (UFPel) e em Linguagens Verbais e Visuais (IF-Sul). Professor do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), desenvolve estudos sobre prática pedagógica, formação de professores, psicologia educacional, metodologia de pesquisa, educação a distância, educação inclusiva, avaliação de aprendizagem, linguística textual e saúde coletiva. É líder do Grupo de Pesquisa "Educação, Psicologia Educacional e Processos Formativos" da UNIR, cujas linhas de pesquisa são Educação e Psicologia Histórico-Cultural (CHAT), Pesquisas Intervenção e Produção de Saberes e a Formação Continuada de Professores. Em seu Doutoramento, realizou estágio na Universität Siegen (Alemanha) e apresentou sua pesquisa na Moscow State University of Psychology and Education - MSUPE (Rússia).

Referências

CONDORCET, J. N. C. Rapport et projet de décret sur l’organisation générale de l’instruction publique, présentés à l‘Assemblée Nationale au nom du Comité de Instruction Publique, par M. Condorcet. [S. l.]: Député du Départment du Paris, Les 20-21 Avril 1792. Disponível em: http://www.assemblee-nationale.fr/histoire/7ed.asp. Acesso em: 16 jun. 2017.

LEPELLETIER, M. Plan d’Éducation Nationale: présenté a la Convention par Maximilen Robespierre, au nom de la Comission d‘Instruction Publique. [S. l.: s. n.], Le 13 Juillet 1793. Disponível em: https://www.samuelhuet.com/fr/paid/43-melanges/755-plan-deducation-nationale1.html. Acesso em: 16 jun. 2017.

MACIEL, A. C.; MOURÃO, A. R. B.; SILVA, C. A. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, p. e236125, 2020.

MACIEL, A. C.; SILVA, C. A.; FRUTUOSO, C. O conceito de educação integral e as possibilidades da educação integral politécnica em Manaus. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 32, p. 174-204, abr./jun. 2019.

MACIEL, A. C.; SILVA, C. A. Na trilha do conceito de educação integral no Brasil – 1925/1996. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 28, n. 1, jan./mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n1p143-164

TEIXEIRA, A. Centro Educacional Carneiro Ribeiro. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 31, n. 73, p. 78-84, jan./mar. 1959.

TEIXEIRA, A. Relatório: apresentado ao Ex. Sr. Cons. Bráulio Xavier da Silva Pereira, Secretário do Interior, Justiça e Instrução Pública, pelo Diretor Geral da Instrução Pública, para ser encaminhado ao governador do Estado da Bahia. Salvador: Imprensa Oficial do Estado, 1928. Disponível em: http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/summario. Acesso em: 1 jul. 2017.

Downloads

Publicado

13-04-2021

Como Citar

CASTRO, R. F. de; MACIEL, A. C. Apresentação – A educação integral do PROCAD (UNICAMP-UNIR-UFOPA) para o Brasil e além-mar. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e27400, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.27400. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27400. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Educação Integral