Educação com Fins Lucrativo para estudantes Negros Americanos

Autores

  • Luciano Cruz San Diego State University

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46i.26306

Palavras-chave:

Escola com fins lucrativos, Estudante negro americano, Capital cultural

Resumo

Este estudo examinou a inserção de alunos negros americanos, especialmente os de baixo nível socioeconômico, em escolas com fins lucrativos. O estudo utilizou duas categorias teóricas, credencialismo e capital cultural, com o objetivo de analisar os fatores que influenciam a matrícula de alunos no setor com fins lucrativos do ensino superior. A amostra foi composta por 20 alunos de 10 instituições de ensino no sul da Califórnia, EUA. Quatro temas principais foram capturados: conveniência, falta de capital cultural, credencialismo e satisfação do aluno com a instituição. Os resultados deste estudo mostraram que a maior parte desses estudantes estavam insatisfeitos com suas experiências em escolas com fins lucrativos. Entre os motivos de insatisfação estavam questões relacionadas à falta de treinamento efetivo para capacitar a entrada dos estudantes no mercado de trabalho, falta de confiança na prática de sua profissão, o alto custo de ensino que leva a grandes dívidas após a graduação e sentimentos de perda de tempo e dinheiro. As recomendações do estudo incluem: (a) a necessidade de capacitar os alunos a ter mais conhecimento sobre escolas com fins lucrativos e diferentes caminhos educacionais; e (b) a necessidade de inserção e fiscalização do estado nas escolas com fins lucrativos para oferecer excelência no ensino.

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Publicado

14-03-2021

Como Citar

CRUZ, L. Educação com Fins Lucrativo para estudantes Negros Americanos. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e26306, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.26306. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/26306. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Epistemologias Negras e Processos Educativos