Descentralização na gestão e autonomia da escola: Orientações da Cepal para a reorganização institucional da educação

Autores

  • Elton Luiz Nardi Unoesc

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir as orientações da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) para a gestão educacional, principalmente as atinentes à descentralização e à autonomia institucional da escola.  Por meio do exame de três documentos publicados pela Comissão nas últimas duas décadas são exploradas orientações e realçadas recomendações da Comissão para a transformação da organização e gestão da escola. Sublinha-se que tais orientações e recomendações destacam virtudes do mercado para o alcance das melhorias necessárias à escola pública, bem como a necessidade de reformas no setor educacional dos países da região. Chamando a atenção para o contexto em que a autonomia da escola pública é erigida, conclui-se que as orientações apresentadas pela Cepal em seus documentos, além de destoarem de referenciais que sinalizam a gestão democrática, aguardam alinhamento com a reforma da educação implementada nas últimas décadas no Brasil.

Palavras-chave: Cepal. Gestão educacional. Descentralização na gestão. Autonomia da escola.

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Biografia do Autor

Elton Luiz Nardi, Unoesc

Educação. Área de Ciências Humanas e Sociais

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Publicado

15-12-2010

Como Citar

NARDI, E. L. Descentralização na gestão e autonomia da escola: Orientações da Cepal para a reorganização institucional da educação. Roteiro, [S. l.], v. 35, n. 2, p. 205–230, 2010. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/263. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos