OPÇÕES POLÍTICO-INSTITUCIONAIS DE SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO: PARA ONDE CAMINHA A GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO?

Autores

  • Elton Luiz Nardi Unoesc
  • Durlei Maria Bernardon Rebelatto Unoesc
  • Ivan Carlos Gamba Unoesc

Resumo

O trabalho tem por objetivo analisar as condições estabelecidas pelos governos municipais enquanto opções político-institucionais, em vista da promoção da gestão democrática do ensino público nos sistemas municipais de ensino de uma região do Estado de Santa Catarina. Por meio do exame das leis municipais que institucionalizaram os sistemas, foram levantados os princípios e os espaços e mecanismos de participação. Os resultados levam a problematizar a ação governamental em face das opções político-institucionais que traduzem a regulamentação, especialmente por não interferirem decisivamente no exercício do poder político. Conclui que as opções dos municípios pesquisados não sinalizam para posições políticas que denotem alargamento das condições de democratização da gestão educacional.

Palavras-chave: Ensino público. Gestão democrática. Sistemas municipais de ensino. Opções político-institucionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elton Luiz Nardi, Unoesc

Doutor em Educação (Unisinos). Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

Durlei Maria Bernardon Rebelatto, Unoesc

Mestranda em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

Ivan Carlos Gamba, Unoesc

Graduando do Curso de Licenciatura em História da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Bolsista Pibic/CNPq.

Downloads

Publicado

22-04-2013

Como Citar

NARDI, E. L.; REBELATTO, D. M. B.; GAMBA, I. C. OPÇÕES POLÍTICO-INSTITUCIONAIS DE SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO: PARA ONDE CAMINHA A GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO?. Roteiro, [S. l.], v. 38, n. 1, p. 169–194, 2013. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2404. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos