Um novo olhar sobre o sentido de política nos estudos curriculares...

Autores

  • Débora Raquel Alves Barreiros Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Este estudo discute o sentido de política a partir de uma concepção de currículo e política como enunciação, articulação/produção de significados. Sublinhar o caráter discursivo como constitutivo da produção curricular sustenta a afirmação de que o discurso não é representação/manifestação de estruturas que o fundamentam, mas processo articulatório. Para tanto, são apresentados neste estudo o conceito de política e as concepções que balizam suas formulações a partir dessa compreensão, destacando a contribuição de Laclau e Mouffe a partir do exame de categorias centrais – discurso, hegemonia, práticas articulatórias – que, para esses autores, delineiam a perspectiva de política defendida. Nesse sentido, compreende-se o processo de produção da política como prática articulatória e argumenta-se que as análises de políticas curriculares são entendidas como uma ação contingente, conflituosa, discursiva e dialógica, a qual permite aos sujeitos assumir posições dentro dos discursos identitários, em um universo democrático-pluralista, completo de lutas e negociações.

Palavras-chave: Políticas curriculares. Discurso.  Práticas articulatórias.

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Biografia do Autor

Débora Raquel Alves Barreiros, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação - ProPed/Uerj

Bolsista de Pós-Doutorado Capes/Faperj

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Publicado

07-09-2010

Como Citar

BARREIROS, D. R. A. Um novo olhar sobre o sentido de política nos estudos curriculares... Roteiro, [S. l.], v. 35, n. 2, p. 231–250, 2010. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/259. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos