Um novo olhar sobre o sentido de política nos estudos curriculares...

Autores/as

  • Débora Raquel Alves Barreiros Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumen

Este estudo discute o sentido de política a partir de uma concepção de currículo e política como enunciação, articulação/produção de significados. Sublinhar o caráter discursivo como constitutivo da produção curricular sustenta a afirmação de que o discurso não é representação/manifestação de estruturas que o fundamentam, mas processo articulatório. Para tanto, são apresentados neste estudo o conceito de política e as concepções que balizam suas formulações a partir dessa compreensão, destacando a contribuição de Laclau e Mouffe a partir do exame de categorias centrais – discurso, hegemonia, práticas articulatórias – que, para esses autores, delineiam a perspectiva de política defendida. Nesse sentido, compreende-se o processo de produção da política como prática articulatória e argumenta-se que as análises de políticas curriculares são entendidas como uma ação contingente, conflituosa, discursiva e dialógica, a qual permite aos sujeitos assumir posições dentro dos discursos identitários, em um universo democrático-pluralista, completo de lutas e negociações.

Palavras-chave: Políticas curriculares. Discurso.  Práticas articulatórias.

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Biografía del autor/a

Débora Raquel Alves Barreiros, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação - ProPed/Uerj

Bolsista de Pós-Doutorado Capes/Faperj

Publicado

2010-09-07

Cómo citar

BARREIROS, D. R. A. Um novo olhar sobre o sentido de política nos estudos curriculares... Roteiro, [S. l.], v. 35, n. 2, p. 231–250, 2010. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/259. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos