Permanência escolar na EJA: narrativas de estudantes do ensino fundamental no Sertão Alagoano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46.24963

Palavras-chave:

permanência escolar, jovens-alunos, sertão alagoano

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as narrativas dos/as jovens estudantes da Educação de Jovens e Adultos, de uma escola pública noturna do sertão alagoano, considerando como são construídos os percursos de permanência escolar. É parte de uma pesquisa que teve como coleta de dados a entrevista semiestruturada, tendo como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, assente nos estudos das juventudes e da permanência escolar, entrelaçadas no campo da EJA. Evidenciou o sonho como fator mais preponderante, sendo perseguido por um esforço individual, e paralelo a discursos que intentam conformar os sujeitos a determinados lugares, que, por sua vez, são recusados, ganhando cada vez mais a persistência na busca por um futuro diferente do presente vivido.

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Biografia do Autor

Marinaide Freitas, Universidade Federal de Alagoas - Ufal

Possui Pós-doutorado em Educação - área de Formação docente, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade do Porto - Portugal.Tem doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2002).Graduada em Pedagogia na Universidade Federal de Alagoas (1970). Atualmente é professora associada 2. Vice-coordenadora do Comitê Científico da ANPED, representando o GT 18 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas (2017-2019). Coordenadora do Comitê Científico da ANPED, representando o GT 18 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas. Coordenadora do GT 18 no Encontro de Pesquisa do Nordeste (EPEN-2019-2020) .É coordenadora do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Alfabetização do Centro de Educação da UFAL.Faz parte do Fórum Alagoano da Educação de Jovens e Adultos. É membro da Rede de Pesquisa Luso-brasileira em EJA. Faz parte da editoria da Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos. E colaboradora do grupo de pesquisa Curriculo, Avaliação, Formaçao e Tecnologias Educativas CAFTe da Universidade do Porto sob a liderança da profa.Dra.Carlinda Leite. Tem experiência nas áreas de Educação e Linguagem com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de jovens e adultos, Alfabetização, Currículo, Leitura, Formação docente, Livro didático. Docente na graduação de Pedagogia e no Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira no Cedu/Ufal. 

Rosemeire Reis, Universidade Federal de Alagoas

Pesquisadora PQ 2 - CNPq, é doutora em Educação: Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da USP (2006), que incluiu um estágio de doutorado na França pela Universidade Paris 13 (CAPES-COFECUB). É mestre em Educação, na mesma área temática, pela Faculdade de Educação da USP (2001), com pós-doutorado em Educação em 2012 sob a supervisão pela Universidade Federal de Sergipe (2012) e em 2016/2017 pela Universidade Sorbonne Paris Nord - Paris 13. Graduada em História (Licenciatura Plena) e especialista em Psicopedagogia pela PUC-SP. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa Juventudes, Culturas e Formação (CEDU-UFAL). As pesquisas focalizam relação com o saber e processos de biografização (pesquisa biográfica) de juventudes em Alagoas, suas culturas juvenis, sua condição juvenil, as políticas para as juventudes, formação de professores, com ênfase na experiência escolar e relação com os estudos dos jovens estudantes do ensino médio e do ensino superior. Consultora Ad hoc CNPq. É professora no Mestrado e Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação do CEDU-UFAL

Andresso Torres, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (PPGE/Ufal). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal/Campus II). Membro do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos - Multieja/CNPq

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Publicado

10-06-2021

Como Citar

FREITAS, M.; REIS, R.; TORRES, A. . Permanência escolar na EJA: narrativas de estudantes do ensino fundamental no Sertão Alagoano. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e24963, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.24963. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/24963. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua