Permanence of students and EJA: narratives of elementary school students in the Sertão of Alagoas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46.24963

Keywords:

students' permanence, young students, sertão of Alagoas

Abstract

This paper aims to analyze the narratives of the young students of Youth and Adult Education (EJA) program from a public night school in the sertão of Alagoas, considering how the possibilities of students' permanence in the school are built. This article also is part of a methodological approach qualitative research that had as data semi-structured interviews, based on the studies of youths and school permanence in the school, intertwined in the field of EJA. The dream was highlighted as the most important factor, and its chasing was done by an individual effort. In parallel with rejected discourses that try to make the subjects accept their places, such dreamers get more and more persistence in the search for a future different from the present reality.

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Author Biographies

Marinaide Freitas, Universidade Federal de Alagoas - Ufal

Possui Pós-doutorado em Educação - área de Formação docente, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade do Porto - Portugal.Tem doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2002).Graduada em Pedagogia na Universidade Federal de Alagoas (1970). Atualmente é professora associada 2. Vice-coordenadora do Comitê Científico da ANPED, representando o GT 18 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas (2017-2019). Coordenadora do Comitê Científico da ANPED, representando o GT 18 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas. Coordenadora do GT 18 no Encontro de Pesquisa do Nordeste (EPEN-2019-2020) .É coordenadora do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Alfabetização do Centro de Educação da UFAL.Faz parte do Fórum Alagoano da Educação de Jovens e Adultos. É membro da Rede de Pesquisa Luso-brasileira em EJA. Faz parte da editoria da Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos. E colaboradora do grupo de pesquisa Curriculo, Avaliação, Formaçao e Tecnologias Educativas CAFTe da Universidade do Porto sob a liderança da profa.Dra.Carlinda Leite. Tem experiência nas áreas de Educação e Linguagem com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de jovens e adultos, Alfabetização, Currículo, Leitura, Formação docente, Livro didático. Docente na graduação de Pedagogia e no Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira no Cedu/Ufal. 

Rosemeire Reis, Universidade Federal de Alagoas

Pesquisadora PQ 2 - CNPq, é doutora em Educação: Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da USP (2006), que incluiu um estágio de doutorado na França pela Universidade Paris 13 (CAPES-COFECUB). É mestre em Educação, na mesma área temática, pela Faculdade de Educação da USP (2001), com pós-doutorado em Educação em 2012 sob a supervisão pela Universidade Federal de Sergipe (2012) e em 2016/2017 pela Universidade Sorbonne Paris Nord - Paris 13. Graduada em História (Licenciatura Plena) e especialista em Psicopedagogia pela PUC-SP. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa Juventudes, Culturas e Formação (CEDU-UFAL). As pesquisas focalizam relação com o saber e processos de biografização (pesquisa biográfica) de juventudes em Alagoas, suas culturas juvenis, sua condição juvenil, as políticas para as juventudes, formação de professores, com ênfase na experiência escolar e relação com os estudos dos jovens estudantes do ensino médio e do ensino superior. Consultora Ad hoc CNPq. É professora no Mestrado e Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação do CEDU-UFAL

Andresso Torres, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (PPGE/Ufal). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal/Campus II). Membro do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos - Multieja/CNPq

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Published

2021-06-10

How to Cite

FREITAS, M.; REIS, R.; TORRES, A. . Permanence of students and EJA: narratives of elementary school students in the Sertão of Alagoas. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e24963, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.24963. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/24963. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos de demanda contínua