Mobile collaborative learning e o ensino de Ciências em diferentes contextos educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23002

Palavras-chave:

Mobile Learning, Prática Docente, Dispositivos Móveis, Formação Docente

Resumo

O estudo mostra como as tecnologias móveis auxiliaram as aulas de Ciências, articulando conteúdo curricular e situações reais vividas na comunidade. Optou-se por uma abordagem qualitativa com o emprego da pesquisa-ação, envolvendo o trabalho colaborativo de uma professora interessada em contribuir com a resolução de preocupações relacionadas ao uso dessas tecnologias no contexto escolar. As entrevistas, o diário de campo e as observações das aulas foram analisadas e codificadas. Os resultados indicam que os elementos que subsidiam a Mobile Collaborative Learning, a partir da prática docente apoiada por dispositivos móveis, reconhecem a importância docente como mediador, envolvendo os alunos nas discussões sobre os temas estudados em diferentes contextos de aprendizagem. Para que essas tecnologias se integrem às atividades escolares é preciso tornar o currículo mais flexível, tanto ao planejamento quanto à execução, assim repensar políticas públicas que incentivem o uso desses dispositivos na escola, especialmente aqueles de uso próprio dos estudantes.

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Biografia do Autor

Karla Angélica Silva do Nascimento, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2016); Mestra em Educação (Formação de Professores) pela Universidade Estadual do Ceará (2007) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2000). Foi professora na modalidade a distância em cursos de graduação pela Universidade Aberta do Brasil coordenados pela UECE e UFC. Atua como professora em cursos a distância e presenciais, de modo respectivo, nos níveis de graduação e pós-graduação da Unichristus. 

José Aires de Castro Filho, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Mathematics Education - University Of Texas At Austin (2000). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Ceará, sendo Vice-diretor e Coordenador de Programas Acadêmicos do Instituto Universidade Virtual. 

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Publicado

19-06-2020

Como Citar

NASCIMENTO, K. A. S. do; CASTRO FILHO, J. A. de. Mobile collaborative learning e o ensino de Ciências em diferentes contextos educacionais. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–24, 2020. DOI: 10.18593/r.v45i0.23002. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23002. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua

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