Calidad de la educación superior y la responsabilidad social

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v43i1.15136

Palabras clave:

Calidad de la Educación, Educación Superior, SINAES, Responsabilidad Social

Resumen

Las reflexiones que ahora son presentadas son derivadas de una investigación teórica en curso, cuya temática se enfoca en una educación de calidad mirada bajo la perspectiva de sus fundamentos y modos de hacerla efectiva en contextos educacionales. Hace un estudio exhaustivo sobre la calidad de la Educación Superior, evaluada por medio del Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Superior (SINAES), reflexionando sobre la Responsabilidad Social en cuanto una de las diez dimensiones analizadas en este Sistema. Con base en la revisión de la literatura realizada, los descubrimientos del estudio señalan a la Responsabilidad Social como un componente esencial en el proceso formativo de los académicos; para el cumplimiento de la triple misión universitaria de enseñanza, investigación y extensión; y para hacerla efectiva de la propia función social de las Instituciones de Enseñanza Superior.

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Biografía del autor/a

Jardelino Menegat, Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro

Doutorado em Educação pela Universidade La Salle, Canoas -RS. Doutorando em Administración de Empresas, pela Universidad de La Empresa (Montevideo-Uruguay) (em fase de defesa da tese). É coordenador do Grupo de Pesquisa  do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro - UNILASALLE-RJ intitulado: Indicadores de qualidade educacional e a Educação lassalista na contemporaneidade: dos fundamentos às práticas administrativo-pedagógicas nas Comunidades Educativas da Rede La Salle no Brasil. Faz parte do grupo de pesquisa do Unilasalle, de Canoas - RS,  em Práticas Educativas e Indicadores de Qualidade da Educação. Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação, pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Especialista em Recursos Humanos para Administração e Supervisão de Escolas, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e em Administração da Educação pela mesma Universidade. Especialista em Metodologia do Ensino Superior, pelo Centro Universitário La Salle (UNILASALLE). MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Universidade Califórnia (Irvine, Estados Unidos). Bacharel em Teologia e licenciado em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica (PUCRS)  e  licenciado em  Pedagogia pelo Centro Universitário La Salle (UNILASALLE), de Canoas - RS. Diretor de vários Colégios da Rede La Salle, fundador da Faculdade La Salle, Manaus -AM e da Faculdade de Tecnologia La Salle, de Estrela . Professor convidado em Cursos de Especialização e MBA. Foi Presidente da Rede La Salle por quatro mandatos, no momento é Reitor do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro - Unilasalle - Niterói - RJ. É Chanceler da Universidade Católica de Brasília - UCB, Faculdade Católica do Tocantins - FACTO e do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - UNILESTE. Palestrante nos contextos nacional e internacional focalizando as seguintes temáticas: formação inicial e continuada; qualidade da educação; processos e práticas de gestão em Instituições Educativas e outras Organizações; gestão do conhecimento; tendências educacionais; responsabilidade social; governança corporativa.

Ricardo Antônio De Marco, Universidade La Salle - Canoas - RS

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle (Canoas-RS/Brasil). Mestre em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina.  Vice-reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Chapecó-SC). 

Dirleia Fanfa Sarmento, Universidade La Salle, Canoas - RS

PhD em Ciências da Educação pela Universidade do Algarve (Portugal). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle (Canoas-RS/Brasil). 

Citas

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Publicado

2018-04-11

Cómo citar

MENEGAT, J.; DE MARCO, R. A.; SARMENTO, D. F. Calidad de la educación superior y la responsabilidad social. Roteiro, [S. l.], v. 43, n. 1, p. 297–316, 2018. DOI: 10.18593/r.v43i1.15136. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/15136. Acesso em: 22 dic. 2024.

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