Quality of higher education and social responsibility

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v43i1.15136

Keywords:

Educational Quality, Higher education, SINAES, Social Responsability

Abstract

The reflections presented here derive from a theoretical research in progress, whose theme focuses on quality education seen from the perspective of its foundations and modes of effectiveness in educational contexts. It makes a clipping about quality of Higher Education, evaluated through the National System of Evaluation of Higher Education (SINAES), reflecting about Social Responsibility as one of the ten dimensions analyzed in this System. Based on the literature review, the study findings point to Social Responsibility as an essential component in the academic training process; to fulfill the threefold university mission of teaching, research and extension; And for the realization of the social function of Higher Education Institutions.

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Author Biographies

Jardelino Menegat, Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro

Doutorado em Educação pela Universidade La Salle, Canoas -RS. Doutorando em Administración de Empresas, pela Universidad de La Empresa (Montevideo-Uruguay) (em fase de defesa da tese). É coordenador do Grupo de Pesquisa  do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro - UNILASALLE-RJ intitulado: Indicadores de qualidade educacional e a Educação lassalista na contemporaneidade: dos fundamentos às práticas administrativo-pedagógicas nas Comunidades Educativas da Rede La Salle no Brasil. Faz parte do grupo de pesquisa do Unilasalle, de Canoas - RS,  em Práticas Educativas e Indicadores de Qualidade da Educação. Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação, pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Especialista em Recursos Humanos para Administração e Supervisão de Escolas, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e em Administração da Educação pela mesma Universidade. Especialista em Metodologia do Ensino Superior, pelo Centro Universitário La Salle (UNILASALLE). MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Universidade Califórnia (Irvine, Estados Unidos). Bacharel em Teologia e licenciado em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica (PUCRS)  e  licenciado em  Pedagogia pelo Centro Universitário La Salle (UNILASALLE), de Canoas - RS. Diretor de vários Colégios da Rede La Salle, fundador da Faculdade La Salle, Manaus -AM e da Faculdade de Tecnologia La Salle, de Estrela . Professor convidado em Cursos de Especialização e MBA. Foi Presidente da Rede La Salle por quatro mandatos, no momento é Reitor do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro - Unilasalle - Niterói - RJ. É Chanceler da Universidade Católica de Brasília - UCB, Faculdade Católica do Tocantins - FACTO e do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - UNILESTE. Palestrante nos contextos nacional e internacional focalizando as seguintes temáticas: formação inicial e continuada; qualidade da educação; processos e práticas de gestão em Instituições Educativas e outras Organizações; gestão do conhecimento; tendências educacionais; responsabilidade social; governança corporativa.

Ricardo Antônio De Marco, Universidade La Salle - Canoas - RS

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle (Canoas-RS/Brasil). Mestre em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina.  Vice-reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Chapecó-SC). 

Dirleia Fanfa Sarmento, Universidade La Salle, Canoas - RS

PhD em Ciências da Educação pela Universidade do Algarve (Portugal). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle (Canoas-RS/Brasil). 

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Published

2018-04-11

How to Cite

MENEGAT, J.; DE MARCO, R. A.; SARMENTO, D. F. Quality of higher education and social responsibility. Roteiro, [S. l.], v. 43, n. 1, p. 297–316, 2018. DOI: 10.18593/r.v43i1.15136. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/15136. Acesso em: 24 aug. 2024.

Issue

Section

Artigos de demanda contínua

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