A exploração de brinquedos por crianças em experiências lúdicas na educação infantil

Autores

  • Maria Elisa Nicolielo Prefeitura Municipal de Pederneiras/SP; Professora de Educação Infantil.Pedagoga e Mestre em Educação. https://orcid.org/0000-0001-9928-9630
  • Aline Sommerhalder Universidade Federal de São Carlos/ Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE - São Carlos/SP; Docente do Dep. de Teorias e Práticas Pedagógicas/CECH. Doutora em Educação Escolar e Pedagoga. https://orcid.org/0000-0002-6024-0853

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v42i3.13422

Palavras-chave:

Educação infantil, Crianças da primeira infância, Experiências lúdicas, Exploração de brinquedos, Interação

Resumo

Neste estudo objetivou-se compreender o modo como o brinquedo foi explorado por crianças da educação infantil em momentos de brincadeira livre em sala, e que funções foram atribuídas para esse objeto lúdico. Por meio da abordagem qualitativa, procedeu-se observação participante com 13 diários de campo, com discussão à luz de aporte teórico. Entre os resultados, verificou-se que o brinquedo, tanto o industrializado quanto o objeto transformado em brinquedo, fez-se consideravelmente presente nas brincadeiras, oportunizando o enriquecimento das experiências pelas crianças. Destacou-se necessária a qualificação da mediação docente no que se refere às manifestações de estereótipos de gênero em brincadeiras, a oferta de outros ambientes para brincar e a atenção pedagógica na disponibilização dos objetos lúdicos, a fim de contribuir para os processos de criação, exploração e enriquecimento das experiências das crianças.

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Biografia do Autor

Maria Elisa Nicolielo, Prefeitura Municipal de Pederneiras/SP; Professora de Educação Infantil.Pedagoga e Mestre em Educação.

Prefeitura Municipal de Pederneiras/SP; Professora de Educação Infantil. Pedagoga e Mestre em Educação.

Aline Sommerhalder, Universidade Federal de São Carlos/ Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE - São Carlos/SP; Docente do Dep. de Teorias e Práticas Pedagógicas/CECH. Doutora em Educação Escolar e Pedagoga.

Universidade Federal de São Carlos/ Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE - São Carlos/SP; Docente do Dep. de Teorias e Práticas Pedagógicas/CECH.Doutora em Educação Escolar e Pedagoga.

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Publicado

04-12-2017

Como Citar

NICOLIELO, M. E.; SOMMERHALDER, A. A exploração de brinquedos por crianças em experiências lúdicas na educação infantil. Roteiro, [S. l.], v. 42, n. 3, p. 613–634, 2017. DOI: 10.18593/r.v42i3.13422. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/13422. Acesso em: 22 dez. 2024.

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