Grupos de investigación en educación superior: ¿por dónde anda la producción del conocimiento científico?

Autores/as

  • Maria de Lourdes Pinto Almeida Universidade do Oeste de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0001-8515-2908
  • Fernando Rodrigo Dall Igna Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v43i1.13093

Palabras clave:

Grupos de investigación en educación superior, Políticas de educación superior, Producción del conocimiento en la enseñanza superior

Resumen

El artículo presenta, a partir de un mapeo, el perfil de los grupos de investigación en Educación Superior registrados en el Diretório de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) en universidades públicas de la región Sur de Brasil. La investigación es bibliográfica y documental, teniendo como metodología de análisis la histórico-crítica. Las discusiones contribuyen para identificar los ejes temáticos hacia los que caminan la producción del conocimiento científico vía investigación en la Educación Superior en Brasil, destacando como consecuencia la efectiva y tan discutida idea de (re)productivismo académico en nivel mundial y sus repercusiones en Brasil.

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Biografía del autor/a

Maria de Lourdes Pinto Almeida, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas. Graduada em História pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral. Mestrado em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Doutorado em Filosofia, História e Educação pela FE da Universidade Estadual de Campinas (2001). Tem pós-doutorado em Políticas Educacionais pela USP e em Ciência Tecnologia e Sociedade pela Unicamp. Desde 2001 é Pesquisadora do GIEPES - Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior, da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Atualmente é Docente Pesquisadora do PPGE da UNOESC- SC na linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania. Pesquisadora da Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Pesquisadora Colaboradora do PPGEd da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - do Rio Grande do Sul, campus de Frederico Westphalen, na função de Coordenadora de Produção Cientifica. Diretora da Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - RIEPPES sediada na UNOESC que tem parceria com o GIEPES da UNICAMP. Coordenadora Adjunta do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GIEPES - UNICAMP. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da região Sul - GEPPES – Sul, vinculado ao GIEPES UNICAMP. Possui vários livros publicados, organizadora de inúmeros livros na modalidade integral e coletânea. Autora de vários capítulos de livros e artigos publicados em periódicos científicos nacional e internacionais. Membro de vários conselhos editoriais. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de educação superior. Políticas educacionais. Gestão escolar. História das instituições escolares no/do Brasil. Políticas públicas de formação e profissionalização docente.

Fernando Rodrigo Dall Igna, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduado em Educação Física pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) Xanxerê, SC, em 2007. Especialização Lato Sensu em Educação Integral pela (UFFS) Chapecó, SC. Mestrando do Programa de Pós Graduação Scricto Sensu - Mestrado Acadêmico em Educação da UNOESC. Membro da Rede IberoAmericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - Unoesc/Unicamp. Estudante pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da Região Sul - GEPPES Sul- Unicamp/Unoesc. Pesquisadora da Linha de Investigação Educação, Políticas Públicas e Cidadania do PPGEd. Onde trabalha com temas relacionados a Educação Superior, Políticas de Educação Superior; Universidade e Formação de Professores.

Citas

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Publicado

2018-04-11

Cómo citar

ALMEIDA, M. de L. P.; DALL IGNA, F. R. Grupos de investigación en educación superior: ¿por dónde anda la producción del conocimiento científico?. Roteiro, [S. l.], v. 43, n. 1, p. 185–204, 2018. DOI: 10.18593/r.v43i1.13093. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/13093. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Organismos multilaterais e políticas públicas na educação básica e superior: diretrizes, desafios e práticas

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