Research groups in higher education: where is the production of scientific knowledge?

Authors

  • Maria de Lourdes Pinto Almeida Universidade do Oeste de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0001-8515-2908
  • Fernando Rodrigo Dall Igna Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v43i1.13093

Keywords:

Higher education research groups, Higher education policies, Knowledge production in higher education

Abstract

The article presents, from a mapping, the profile of research groups in Higher Education registered in the Directory of Research of the National Council of Scientific and Technological Development (CNPq) in public universities of the southern region of Brazil. The research is bibliographical and documentary, having as historical-critical analysis methodology. The discussions contribute to identify the thematic axes that lead to the production of scientific knowledge through research in Higher Education in Brazil, highlighting as consequence the effective and much discussed idea of (re) academic productivism at a world level and its repercussions in Brazil.

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Author Biographies

Maria de Lourdes Pinto Almeida, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas. Graduada em História pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral. Mestrado em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Doutorado em Filosofia, História e Educação pela FE da Universidade Estadual de Campinas (2001). Tem pós-doutorado em Políticas Educacionais pela USP e em Ciência Tecnologia e Sociedade pela Unicamp. Desde 2001 é Pesquisadora do GIEPES - Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior, da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Atualmente é Docente Pesquisadora do PPGE da UNOESC- SC na linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania. Pesquisadora da Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Pesquisadora Colaboradora do PPGEd da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - do Rio Grande do Sul, campus de Frederico Westphalen, na função de Coordenadora de Produção Cientifica. Diretora da Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - RIEPPES sediada na UNOESC que tem parceria com o GIEPES da UNICAMP. Coordenadora Adjunta do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GIEPES - UNICAMP. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da região Sul - GEPPES – Sul, vinculado ao GIEPES UNICAMP. Possui vários livros publicados, organizadora de inúmeros livros na modalidade integral e coletânea. Autora de vários capítulos de livros e artigos publicados em periódicos científicos nacional e internacionais. Membro de vários conselhos editoriais. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de educação superior. Políticas educacionais. Gestão escolar. História das instituições escolares no/do Brasil. Políticas públicas de formação e profissionalização docente.

Fernando Rodrigo Dall Igna, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduado em Educação Física pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) Xanxerê, SC, em 2007. Especialização Lato Sensu em Educação Integral pela (UFFS) Chapecó, SC. Mestrando do Programa de Pós Graduação Scricto Sensu - Mestrado Acadêmico em Educação da UNOESC. Membro da Rede IberoAmericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - Unoesc/Unicamp. Estudante pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da Região Sul - GEPPES Sul- Unicamp/Unoesc. Pesquisadora da Linha de Investigação Educação, Políticas Públicas e Cidadania do PPGEd. Onde trabalha com temas relacionados a Educação Superior, Políticas de Educação Superior; Universidade e Formação de Professores.

References

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Published

2018-04-11

How to Cite

ALMEIDA, M. de L. P.; DALL IGNA, F. R. Research groups in higher education: where is the production of scientific knowledge?. Roteiro, [S. l.], v. 43, n. 1, p. 185–204, 2018. DOI: 10.18593/r.v43i1.13093. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/13093. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Dossiê Organismos multilaterais e políticas públicas na educação básica e superior: diretrizes, desafios e práticas

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