Flashes da emancipaҫão na atuaҫão docente e na pesquisa universitária dos membros do Sistema Nacional de Pesquisadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v42i1.11547

Palavras-chave:

Docência, Pesquisa, Professores, Emancipaҫão, Universidade

Resumo

O objetivo deste texto é uma reflexão sobre o docente como um profissional que transita na pesquisa, na docência, difusão e geraҫão da cultura e do conhecimento. Para isso, escutaram-se as vozes dos professores que pertencem ao Sistema Nacional de Pesquisadores de México, da Universidade Autônoma do Estado do México. Algumas conclusões: predomínio da pesquisa com enfoque positivista; falta de preparaҫão e formaҫão para a pesquisa; estudos realizados de maneira individual dentro da solidão de cada um dos pesquisadores; pouco apoio de recursos materias, assim como de tempo; falta de incentivo econômico; produҫão mecânica; sentimentos de pressões e pouco reconhecimento; faltam oportunidades para seguirem com as suas formaҫões em instituiҫões que estejam dentro de um padrão de alta qualidade educativa.

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Biografia do Autor

Aristeo Santos Lopez, Universidade de Passo Fundo

Altair Alberto Fávero é  Doutor em Educação (Ufrgs), Mestre em Filosofia do Conhecimento (Pucrs), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). É coordenador dos Estágios supervisionados do Curso de Filosofia, professor do Corpo docente permanente do Mestrado em Educação atuando na linha de Políticas Educacionais. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, com ênfase em Epistemologia e políticas para o ensino de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, ensino de filosofia, educação, pragmatismo, formação docente, políticas educacionais e ética. Coordena o projeto “As interconexões entre conteúdo e método: conseqüências para o ensino de filosofia”(em andamento desde 2002) e o projeto “Pragmatismo, filosofia e educação: as interfaces entre experiência, reflexão e políticas de ensino” (em andamento desde 2008. Entre as publicações do autor destacam-se as seguintes obras: Experiência e conhecimento (UPF Editora), Temas de filosofia da ciência (Editora Clio), Um olhar sobre o ensino de Filosofia (Editora Unijuí), Filosofia e racionalidade (UPF Editora), Diálogo e aprendizagem (Editora Clio), Que tal um pouco de lógica?! (Editora Méritos em coautoria com Carina Tonieto e outros autores), Ética: quem determina nossas escolhas?! (Editora Méritos, em coautoria com Carina Tonieto e outros autores), Filosofia, educação e sociedade (UPF Editora), Apresentação de trabalhos científicos (Editora UPF), Diálogo e investigação (Editora Méritos), Sobre filosofia e educação: racionalidade e tolerância (UPF editora), Universidade, filosofia e cultura (UPF editora) e Educar o educador (em coautoria com Carina Tonieto, Editora Mercado de Letras).

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Publicado

04-04-2017

Como Citar

LOPEZ, A. S. Flashes da emancipaҫão na atuaҫão docente e na pesquisa universitária dos membros do Sistema Nacional de Pesquisadores. Roteiro, [S. l.], v. 42, n. 1, p. 11–36, 2017. DOI: 10.18593/r.v42i1.11547. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/11547. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Docência Universitária"