O DIREITO DE LIBERDADE DE TRABALHO E A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA: UM CONFLITO INEXISTENTE – O CASO DO LANÇAMENTO DOS ANÕES / THE RIGHT OF WORK FREEDOM AND THE DIGNITY OF THE HUMAN BEING: AN ABSENT CONFLICT – THE CASE OF DWARVES LAUNCHING
DOI:
https://doi.org/10.18593/ejjl.v16i1.2270Abstract
Um cidadão francês, com um pouco mais de um metro de altura, em 1991, passou a exercer uma atividade bastante distinta: era lançado em direção a um colchão de ar por clientes do bar em que trabalhava. Entretanto, tal prática, tida como trabalho do anão foi proibida, por considerá-la uma afronta à dignidade humana. O cidadão, indignado, recorreu alegando que carecia do trabalho e não caberia ao Estado retirar tal direito, ou seja, seu direito de liberdade de trabalho estava sendo lesado e por mais degradante que fosse a atividade, ele necessitava do emprego e abriria mão de qualquer proteção por parte do Estado. Tradicionalmente, a liberdade é confundida com a autonomia da vontade, ou seja, o indivíduo poderia fazer tudo aquilo que não estivesse proibido, elevando o direito subjetivo a um patamar de direito absoluto. Entretanto, os conceitos distanciam-se e mostram-se bem delimitados. O exercício da liberdade não se fundará em um suposto caráter absoluto do direito subjetivo, mas encontrará limites ao seu exercício, estes fundados em direitos, liberdades e garantias de outras pessoas que compõem a sociedade. Nesse caso, outros anões estavam sendo prejudicados, sua dignidade estava sendo ferida com as atitudes daquele. A dignidade pode ser entendida como uma qualidade integrante e irrenunciável da própria condição humana, pode e deve ser reconhecida, respeitada, promovida e protegida ou ainda como um princípio moral de que o ser humano deve ser tratado como um fim e nunca como um meio. Assim, não há um conflito existente entre a liberdade de trabalho e a dignidade. Verifica-se, então, a supremacia do princípio da dignidade, funcionando como um direito absoluto, o qual nunca deverá ser violado.
Palavras-chave: Liberdade. Dignidade humana. Lançamento de anões.
Downloads
References
ALKIMIN, Maria Aparecida. Assédio Moral nas relações de trabalho. 2. Ed. Curitiba: Juruá, 2008.
ARAUJO, Luiz Alberto David. A proteção constitucional do transexual. São Paulo: Saraiva, 2000.
ASCENSÃO, José de Oliveira. Teoria Geral do Direito Civil. Coimbra: Editora Coimbra, 1997, p.64 Apud: BELTRÃO, Silvio Romero. Direitos da Personalidade: de acordo com o Novo Código Civil. São Paulo: Atlas, 2005.
BELTRÃO, Silvio Romero. Direitos da Personalidade: de acordo com o Novo Código Civil. São Paulo: Atlas, 2005.
BERNARDO, Wesley de Oliveira Louzada. O princípio da dignidade da pessoa humana e o novo direito civil: breves reflexões. Revista da faculdade de Direito de Campos, Ano VII, no. 8 – junho de 2006. Disponível em: http://www.fdc.br/Arquivos/Mestrado/Revistas/Revista08/Artigos/WesleyLousada.pdf. Acesso em 6 de dez. de 2011.
CAVALCANTE, Benigno. Evolução dos direitos da personalidade no Brasil. Cascavel: Assoeste, 2009.
GIORGIS. José Carlos Giorgis. A relação homoerótica e a partilha de bens, In: Instituto Interdisciplinar de Direito de Família – IDEF. Homossexualidade – Discussões jurídicas e psicológicas. 1º Ed. Curitiba:Juruá, 2003.
DINIZ, Maria Helena. Dicionário jurídico. São Paulo, SP: Saraiva, 1989.
LIMA, Máriton Silva. Direito de liberdade. Jus Navigandi, Teresina, ano 11, n. 1277, 30 dez. 2006. Disponível em: <http://jus.com.br/revista/texto/9343>. Acesso em: 5 dez. 2011.
MORAES, Maria Celina Bodin de. Danos à pessoa Humana. Rio de janeiro: Renovar, 2003.
MORAIS, Alexandre de. Direito Constitucional. 23 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade humana e direitos fundamentais na constituição federal de 1988. Porto Alegre, RS: Livraria do Advogado, 2002.
SCHREIBER, Anderson. Direitos da personalidade. São Paulo: Atlas, 2011.
SILVA, Elizabet L., ZENNI, Alessandro S. V. Algumas Considerações sobre o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana. Revista Jurídica Cesumar – Mestrado, América do Norte, 9, jun. 2009. Disponível em: http://www.cesumar.br/pesquisa/periodicos/index.php/revjuridica/article/view/879/749. Acesso em: 05 Dez. 2011.
SOUZA, Rabindranath, V. A. Capelo de. Direitos gerais de personalidade. Coimbra: Editora Coimbra, 1995
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright: All manuscripts submitted become the property of the Unoesc and will not be returned to the author. It is a condition of publication that authors vest copyright in their paper, including abstracts, in the Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc. This enables us to ensure full copyright protection and to disseminate the paper to the widest possible readership in print and electronic formats as appropriate. Authors may, of course, use the article elsewhere after publication without prior permission from the Publishers, subject to the terms outlined on the Copyright transfer form.