Autonomia privada e educação dos filhos: lacunas e dúvidas sobre a educação domiciliar no Brasil

Autores

  • Alexandre Antonio Bruno da Silva CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS
  • André Studart Leitão CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS
  • Marcella Mourão de Brito CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS

DOI:

https://doi.org/10.18593/ejjl.v19i2.16399

Palavras-chave:

Educação domiciliar, Modernidade líquida, Direito à educação, Autonomia privada, Paternalismo

Resumo

Este ensaio se propõe a investigar a possibilidade de reconhecimento do direito à opção pela educação domiciliar no Brasil. Não obstante a educação familiar seja uma metodologia pedagógica praticada por diversas famílias no Brasil e no mundo, ela carece de previsão no ordenamento jurídico pátrio. À anomia contrapõem-se a dinâmica do mundo pós-moderno e a necessidade de revisão ou abertura semântica dos arquétipos legais para adequá-los às novas possibilidades de educação e formação. Em termos teóricos, a pesquisa gravita em torno da ponderação entre a autonomia privada, o paternalismo e a medida ideal de interferência do Estado nas relações sociais. Conclui-se pela garantia do direito de os pais escolherem o modelo de ensino que considerarem mais adequado para os filhos, desde que cumpridas determinadas diretrizes obrigatórias que assegurem a liberdade, sem descuidar da proteção máxima da criança e do adolescente. Para a pesquisa, utilizou-se basicamente o recurso bibliográfico, por meio da análise de livros, artigos publicados em coletâneas e periódicos, normas nacionais e internacionais, páginas oficiais e notícias que ilustram a importância da temática no contexto brasileiro, sobretudo em razão do julgamento iminente da questão pelo Supremo Tribunal Federal.

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Biografia do Autor

Alexandre Antonio Bruno da Silva, CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS

Doutor em Direito pela PUC-SP.  Professor do Programa de Pós-Graduação stricto sensu do Centro Universitário Christus. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Auditor-Fiscal do Trabalho. E-mail: alexandre.bruno@terra.com.br.

André Studart Leitão, CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS

Doutor em Direito pela PUC-SP. Procurador Federal. Professor do Programa de Pós-graduação stricto sensu do Centro Universitário Christus.  E-mail: andrestudart@hotmail.com.

Marcella Mourão de Brito, CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS

Mestranda em Processo e Direito ao Desenvolvimento pelo Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS). Especializanda em Mediação e Gestão de Conflitos (UNIFOR). Especialização em Direito Processual Civil (ANHANGUERA/UNIDERP). email: marcellamouraob@gmail.com.

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Publicado

16-08-2018

Como Citar

Silva, A. A. B. da, Leitão, A. S., & Brito, M. M. de. (2018). Autonomia privada e educação dos filhos: lacunas e dúvidas sobre a educação domiciliar no Brasil. Espaço Jurídico Journal of Law [EJJL], 19(2), 475–490. https://doi.org/10.18593/ejjl.v19i2.16399

Edição

Seção

Direitos Fundamentais Civis