Avaliação por competência no ensino médio
Resumo
O presente estudo objetivou analisar a avaliação por competências a partir da percepção dos professores do ensino médio no processo educativo. Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo. Utilizou-se como procedimento metodológico a análise documental das atividades avaliativas de dez professores de uma escola pública de ensino médio de Montes Claros, MG. Para isso, desenhou-se um roteiro definindo três eixos: cognitivo, procedimental e comportamental/afetivo, tomando por base as matrizes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As análises fundamentam-se nas contribuições teóricas de Depresbiteris (1989); Hoffman (2002); Luckesi (2000); Perrenoud (1999); Rabelo (1998) e Sant’anna (1995). A discussão busca favorecer o entendimento do aluno enquanto sujeito histórico-social capaz de conduzir o seu processo de aprendizagem, desde que orientados e estimulados pelos professores. Os resultados evidenciaram que os professores, em sua maioria, utilizam instrumentos avaliativos coerentes com esse tipo de avaliação, embora haja, ainda, resquícios tradicionais em suas práticas avaliativas.
Palavras-chave: Avaliação por competências. Professores. Instrumentos avaliativos.
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