RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO: FRONTEIRAS INVISÍVEIS QUE DEMARCAM MODOS DE SER

Autores

  • Sueli Salva Universidade Federal de Santa Maria
  • Ethiana Sarachin Ramos
  • Keila de Oliveira

Resumo

Este artigo visou problematizar as concepções acerca das relações de gênero a partir da análise de narrativas produzidas por professores(as) que integram a pesquisa “Infâncias, juventudes e relações de gênero no contexto educativo escolar”. A pesquisa tem como objetivo compreender as concepções de gênero e a implicação de tais concepções no contexto educativo. As narrativas autobiográficas construídas pelos(as) participantes da pesquisa sinalizam que as diferenças sociais e culturais estão atravessadas pelo discurso de uma natureza que constitui homens e mulheres de modo diferente, revelando as múltiplas estratégias utilizadas por diferentes sujeitos sociais, mediante um ardiloso trabalho para construir tais diferenças.

Palavras-chave: Relações de gênero. Práticas educativas. Narrativas autobiográficas.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sueli Salva, Universidade Federal de Santa Maria

 

 Pedagoga, Especialista em Dança, Doutora em Educação pela UFRGS, professora adjunta do Centro de Educação – departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSM, atuando na linha de pesquisa ‘Práticas Escolares e Políticas Públicas’, integrante do Grupo de Pesquisa Filosofia, Cultura e Ensino Médio - FILJEM, e do grupo de pesquisa Grupo de Investigação e Estudos Contemporâneos em Educação e Infância.

Ethiana Sarachin Ramos – Graduada em Pedagogia-Licenciatura Plena pela UFSM. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Está inserida na linha de pesquisa ‘Práticas Escolares e Políticas Públicas. Participa do projeto “Culturas Juvenis e Formação Educacional: um Estudo com Jovens Estudantes das Escolas Públicas de Santa Maria que se Afastam dos Processos Formativos"/UFSM. Também é colaboradora do projeto "Infâncias Juventudes e Relações de Gênero no Contexto Educativo Escolar"/UFSM.  
 

Keila de Oliveira - Graduanda do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista de Iniciação Científica PROBIC do projeto de pesquisa Infância, Juventude e Formação Educacional: um estudo sobre a vida cotidiana dos pais e das crianças seus filhos e filhas que vivem nas Casas do Estudante Universitário (CEU). Colaboradora no projeto de pesquisa e extensão “Infâncias, Juventudes e Relações de Gênero no Contexto Educativo Escolar”/UFSM 

Downloads

Publicado

19-05-2014

Como Citar

SALVA, S.; SARACHIN RAMOS, E.; DE OLIVEIRA, K. RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO: FRONTEIRAS INVISÍVEIS QUE DEMARCAM MODOS DE SER. Roteiro, [S. l.], v. 39, n. 1, p. 217–240, 2014. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4049. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos