As pesquisas sobre casos de ensino: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46.27248

Palavras-chave:

Casos de ensino, Formação de professores, Revisão integrativa

Resumo

O presente texto apresenta um balanço das tendências e características das produções sobre casos de ensino a partir de pesquisas realizadas no Brasil, no período de 2000 a 2020. Foram utilizados como corpus de análise os trabalhos apresentados nas reuniões anuais da Anped, as dissertações e teses disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e, ainda, os artigos disponíveis no website do SciELO e do Educ@. Destacam-se nos achados da revisão o baixo número de produções em duas décadas. Os casos de ensino são utilizados nas pesquisas como dispositivo de formação, como instrumento de investigação ou para ambos os fins, o que representa a maioria. Observou-se uma concentração de estudos com professores da educação infantil, dos anos iniciais, da área de matemática e, também, aqueles que trabalham com alunos com deficiência. Nos demais segmentos, modalidades e áreas de conhecimento os estudos ainda são incipientes. As principais contribuições do uso de casos de ensino dizem respeito aos conhecimentos mobilizados pela sua utilização e ao papel da reflexão na análise das narrativas. O estudo evidencia a importância de uma agenda de pesquisa sobre casos de ensino na formação de professores que possa oferecer aos programas de formação inicial e continuada de professores não só os elementos da pedagogia baseada em casos, mas, sobretudo, um entendimento mais profundo do processo de aprender a ensinar.

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Biografia do Autor

Ana Maria Gimenes Corrêa Calil, Universidade de Taubaté - UNITAU

Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP (2014), Mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC -SP e graduada em Economia e Pedagogia pela Universidade de Taubaté UNITAU. Atualmente sou professora de Metodologia do Ensino da Educação Infantil e Anos iniciais do Ensino Fundamental e coordenadora do Departamento de Pedagogia da Universidade de Taubaté UNITAU, professora e coordenadora interina do Mestrado Profissional em Educação da mesma universidade. Participo do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional Docente na PUC-SP. Atuei como professora da Educação Infantil e dos Anos iniciais do Ensino Fundamental em rede pública municipal e estadual. Trabalhei com a formação de professores em redes públicas. Participei do PIBID como Coordenadora de área e de Gestão. Estudo a formação de professores, a aprendizagem da docência, o desenvolvimento profissional docente e os professores iniciantes.

CV: http://lattes.cnpq.br/4815046589018403

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4578-0894

E-mail: ana.calil@unitau.br

Patrícia Albieri de Almeida, Fundação Carlos Chagas FCC

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e Doutorado em Educação pela mesma instituição (2005). Atualmente é pesquisadora plena da Fundação Carlos Chagas, professora permanente do Mestrado profissional em Educação do Unasp e professora visitante do Mestrado profissional em Educação da Unitau. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, desenvolvimento e conhecimento profissional.

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-4081-4573
Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6308092123758952
Endereço: Rua Barão de Tefé, 250, apt. 151 Água Branca, São Paulo
Cep: 05003-040

Douglas da Silva Tinti, Universidade Federal de Ouro Preto MG

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com período sanduíche na Universidade de Sevilha/Espanha. Mestre em Educação Matemática pela PUC/SP. Especialista em Estatística Aplicada e Licenciado em Matemática pela Universidade Metodista de São Paulo. É professor do Departamento de Educação Matemática (DEEMA) da Universidade Federal de Ou  


Endereço:

Universidade Federal de Ouro Preto - Departamento de Educação Matemática (DEEMA). Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. CEP 35400-000

 

ORCID: http://orcid.org/0000-0001-8332-5414

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9156025676562066

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Publicado

11-06-2021

Como Citar

CALIL, A. M. G. C.; ALMEIDA, P. A. de .; TINTI, D. da S. As pesquisas sobre casos de ensino: uma revisão integrativa. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e27248, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.27248. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27248. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Casos de Ensino na pesquisa e na formação de professores

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