AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E OS “ANTIGOS” DESAFIOS ESCOLARES

Autores

  • Eliane Cleide da Silva Czernisz Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Resumo: Esse texto tem como objetivo analisar as novas diretrizes curriculares para o ensino médio. Para tanto, utiliza discussão bibliográfica e análise de normativas para a educação básica e questiona que alterações as diretrizes trazem ao ensino médio e que desafios significam ao trabalho escolar. Desenvolve um estudo sobre as mudanças econômicas e políticas que, a partir de 1990, redefinem a educação. Aponta que a educação média brasileira se insere nas definições de uma política educacional mais ampla, requerendo a promoção da educação para todos e reforçando a ênfase na inclusão social. Finaliza a discussão, destacando que as novas diretrizes exigem da escola a compreensão das políticas educacionais para o desenvolvimento da aprendizagem, considerado, um “antigo” desafio.
Palavras-chave: Políticas educacionais. Diretrizes curriculares. Ensino médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Cleide da Silva Czernisz, Universidade Estadual de Londrina

Formada em Pedagogia pela UEL. Mestre em Educação
pela UEM. Doutora em Educação pela UNESP de Marília - SP na área de Política e Administração da Educação BRasileira. Atualmente professora do
Curso de Pedagogia da UEL - PR.

Downloads

Publicado

08-07-2013

Como Citar

DA SILVA CZERNISZ, E. C. AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E OS “ANTIGOS” DESAFIOS ESCOLARES. Roteiro, [S. l.], v. 38, n. 2, p. 257–272, 2013. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2348. Acesso em: 24 ago. 2024.

Edição

Seção

Artigos